Técnicos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, pesquisadores e estudiosos iniciaram na quarta-feira (30) um debate sobre a situação escolar de crianças de 0 a 6 anos que moram no campo. Eles participam de um seminário que tem o objetivo de discutir as principais necessidades e o perfil dessas crianças para que seja elaborado um documento com as diretrizes para o aprendizado nas zonas rurais.

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Dados da Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pnera) de 2005 revelam que apenas 5% das crianças até os seis anos de idade freqüentam escolas da educação infantil no campo e somente 3% estão em creches.

Segundo o MEC, estão matriculados no ensino fundamental 97% das crianças e jovens brasileiros, o que leva muitos a concluir que o atendimento nessa etapa do ensino é universal. Os 3% fora da escola estão localizados nas populações das periferias e do campo, como quilombolas ou indígenas.

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O encontro termina na quinta (31) e reúne também representantes de universidades, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

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