Considerada uma tendência em expansão, a educação personalizada será tema de um congresso no Brasil. O evento ocorrerá nas modalidades presencial e online e é dirigido a profissionais da área da educação, e a pais interessados em conhecer mais sobre educação personalizada e o impacto educativo que pode haver quando a parceria família-escola é vivida de forma efetiva.
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De acordo com os coordenadores da ação, o objetivo é ampliar o espaço de reflexão sobre a relação entre família e escola, considerada dentro da educação personalizada como fundamental para a excelência acadêmica e humana da criança e do adolescente. “A educação é uma atividade que humaniza a pessoa, pois não só busca transmitir um patrimônio cultural, essencial para o progresso social, mas também busca despertar, em cada pessoa, suas virtudes, sua capacidade de se conhecer, de se responsabilizar por si mesmo, tornando-se livre e responsável por suas ações”, lembram os organizadores na página oficial do evento.
Outro objetivo seria o de reunir colégios brasileiros que já trabalham dentro da sistemática do ensino personalizado. Como mostrou a Gazeta do Povo, por todo o país, grupos de pais têm se organizado para apoiar ou mesmo criar escolas que trabalham com a educação personalizada.
Por enquanto, já foram confirmados quatro conferencistas. María Calvo, professora titular de Direito Administrativo no Departamento de Direito Público do Estado na Universidade Carlos III de Madri e presidente na Espanha da EASSE European Asociation Single Sex Education; Carlos Beltramo, especialista e autor de livros na área de educação do caráter e da afetividade; Ricardo Toniolo, médico psiquiatra e coordenador do ambulatório do Programa de Transtorno Bipolar do Instituto de Psiquiatra (IPq-HC-FMUSP); e Miguel Dionis, educador com inúmeros trabalhos na área de aspectos emocionais e atenção à diversidade em sala de aula.
O Congresso será realizado no Windsor Barra Hotel, na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 22 e 23 de abril. As inscrições, tanto para participação presencial quanto online, já estão abertas e podem ser feitas por meio do site do evento. Pesquisadores e educadores da área de educação também poderão inscrever trabalhos acadêmicos nas modalidades de comunicação oral ou pôster. Ainda podem ser submetidos ao evento relatos de pais que tenham participado de experiências formativas desenvolvidas por colégios que trabalham com a educação personalizada.
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