MARCELO MONTANINI
Com um videoclipe inspirado no seriado americano "CSI", a bióloga e dançarina pernambucana Natália Oliveira, 28, venceu a competição mundial "Dance Your PhD", promovida pela revista Science, na categoria voto popular em Química.
Com o grupo Vogue 4 Recife, ela transformou a tese de doutorado "Desenvolvimento de Biossensores para as Ciências Forenses" no videoclipe "Pop, Dip and Spin: The Legendary Biosensor For Forensic Sciences".
A produção foi gravada em pontos turísticos do Recife. Natália que é doutora em Biologia Aplicada à Saúde pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), recebeu 78% dos votos. O roteiro mostra como investigar um crime utilizando tecnologias portáteis como os biossensores. A ideia é detectar amostras de DNA, como cabelo, saliva ou sangue, em cenas de crimes, mesmo em superfícies já limpas com álcool ou água sanitária.
Ciência acessível
O concurso "Dance your PhD" existe há dez anos e foi criado pela Science e a Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS, na sigla em inglês) para desafiar pesquisadores a explicarem seus doutorados por meio da dança.
A bióloga pernambucana ficou entre as 12 finalistas que disputam as quatro categorias. Nancy Scherich, da Universidade da Califórnia, foi a grande vencedora do concurso com trabalho sobre topologia, área da matemática que estuda propriedades da geometria.
Em entrevista à Gazeta do Povo antes do anuncio dos vencedores, Natália afirmou que a iniciativa ajudava a popularizar a ciência. “Tentamos trazer a população para junto da ciência, para que ela possa contribuir também para o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, disse.
“Quando usamos a arte e elementos da cultura pop em conjunto com a ciência, acabamos com a ideia de que ciência é algo inacessível, difícil de compreender”, completou.
ðð A Natalia se inspirou na série CSI para apresentar a tese! #GazetadoPovo via #Educação - Ideias
Publicado por Gazeta do Povo em Terça-feira, 31 de outubro de 2017
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas