A iniciativa de um estudante brasileiro foi premiada pela Universidade Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
O aplicativo Milênio Bus, criado pelo estudante mineiro Fábien Oliveira, da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), foi o vencedor da Brazil Conference e levou o prêmio de R$ 50 mil.
O aplicativo criado por Fabién nasceu em um evento de tecnologia (Hackathon) realizado em 2017 para melhorar a Mobilidade Urbana nas cidades, organizado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo).
LEIA TAMBÉM: Estudantes de universidade federal conquistam terceiro lugar em torneio internacional de Física
O programa foi desenvolvido para otimizar o transporte público, informando para os usuários o local do veículo e quantos passageiros estão em cada um, em tempo real.
“O objetivo é trabalhar com pagamentos digitais, informações ao passageiro e geração de dados com Big Data, onde são usadas tecnologias computacionais para gerar os dados na nuvem”, explicou Fábien.
O projeto já havia vencido a Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação (International Create Challenge ICC’2017), em Martigny-Ville, Valais, na Suíça.
“Que satisfação estar nas melhores universidades do mundo e poder contribuir para transformar nosso país!”, disse o estudante em post no Facebook.
Competição
A Brazil Conference at Harvard & MIT é um evento organizado pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston, onde estão localizadas as duas instituições.
LEIA MAIS: O Brasil na elite mundial da matemática
A conferência acontece anualmente desde 2015 com o objetivo de promover debates entre figuras de destaque nacional e internacional sobre questões relevantes para o futuro do país.
Nesta edição, 569 equipes estavam inscritas. Destas, cinco foram selecionadas para se apresentar na Brazil Conference.
Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor! Mas também pode ser "Aonde um hackathon pode te levar". Parabéns...
Publicado por Fernando Tomé em Domingo, 8 de abril de 2018