No último sábado (22), um grupo de estudantes conservadores do Distrito Federal se reuniu para afirmar que a "União Nacional dos Estudantes (UNE) não os representa". O manifesto foi lançado no 1º Encontro Estudantil do movimento Direita DF, que contou com a presença do assessor internacional de Jair Bolsonaro (PSL), Filipe Martins, a Deputada Federal Bia Kicis (PSL-DF) e o fundador do projeto Escola sem Partido, Miguel Nagib.
Leia também: A CPI da UNE precisa acontecer
"Denunciamos a UNE como mais um tentáculo de força política promotora não só da nefasta ideologia socialista e do projeto de poder latino, mas também de todo o criminoso conjunto de agendas de controle sócio-comportamental e cognitivo totalitário", diz o manifesto.
Veja o anúncio:
A UNE, movimento que diz representar todos os estudantes do país, apoia a ditadura do venezuelano Nicolás Maduro e é suspeita de utilizar de forma "desordeira" os recursos públicos que recebe (compra de bebidas alcoólicas, búzios e velas).
Leia também: Governo propõe carteira de estudante que pode “esvaziar” entidades como a UNE
Por esse e outros motivos, o Direta DF também afirma que tudo o que a união "fez ao longo de sua existência está relacionado a interesses, revolucionários, subversivos". "A UNE não pode mais ser vista como uma entidade comprometida com a educação, cultura, e congêneres. Antes, deve ser denunciada como inimiga da ciência, dos pesquisadores e dos verdadeiros estudantes", denuncia o grupo.
Aulas de filosofia clássica
Além do lançamento do manifesto, o evento promoveu palestras que abordaram desde a questão da doutrinação em sala de aula à importância da reforma da previdência.
"O foco era atrair os jovens para debater o tema de forma mais descontraída", conta Evandro Araújo, coordenador geral do Direita DF. "E, apesar de sermos estudantes, a UNE não nos representa".
Ao todo, cerca de 120 alunos da UnB (Universidade de Brasília) e estudantes da rede pública do Distrito Federal participaram do evento.
Nos próximos meses, o Direita DF pretende realizar outros encontros e rodas para discutir, por exemplo, filosofia clássica. "Vamos abordar filósofos alinhados à esquerda também, mas queremos apresentar esses conteúdos de forma menos deturpada, como a universidade tem feito", conclui Araújo.
*Leia o manifesto dos estudantes:
A União Nacional dos Estudantes (UNE) é um dos exemplos maiores de instituição criada sob pretextos absolutamente falsos, e tudo o que fez ao longo de sua existência está relacionado a interesses, revolucionários, subversivos. Logo, tal entidade, é incongruente, uma vez que não representa os estudantes na totalidade.
Hoje, 22 de junho de 2019, denunciamos a UNE como mais um tentáculo de força política promotora não só da nefasta ideologia socialista e do projeto de poder latino, mas também de todo o criminoso conjunto de agendas de controle sócio-comportamental e cognitivo totalitário.
A UNE não pode mais ser vista como uma entidade comprometida com a educação, cultura, e congêneres. Antes, deve ser denunciada como inimiga da ciência, dos pesquisadores e dos verdadeiros estudantes.
A UNE já se mostrou, inúmeras vezes, contrária à educação baseada em princípios e valores universais, esforços intelectuais em temas e questões fundamentais para o surgimento de soluções definitivas para problemas historicamente presentes no Brasil. Problemas e dificuldades que impedem o real progresso na qualidade de vida do nosso povo, sobretudo dos menos favorecidos.
Não apoiamos ditaduras como a da Venezuela! Não aceitamos que a sala de aula seja usada para fins políticos-partidários. Desejamos que a alta cultura e a educação de base sejam prioritárias para combater o analfabetismo funcional que se espalhou no Brasil.
Queremos o fim do endeusamento de Paulo Freire, atual patrono analfabetismo do analfabetismo.
A UNE NÃO NOS
REPRESENTA!
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião