O ex-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto, foi nomeado nesta sexta-feira (24) para assumir a Presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma das principais agências de fomento à pesquisa no País e ligada ao Ministério da Educação (MEC).
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União junto com a exoneração do atual presidente da agência, Anderson Ribeiro Correia. Aguiar Neto foi indicado para o cargo pelo próprio Correia, que desde o ano passado já queria deixar o cargo. Ele foi eleito reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Aguiar Neto era reitor da Universidade Mackenzie desde 2011 e foi presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). Ele é mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição onde também foi diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, de 1997 a 2005. O reitor fez doutorado na Universidade Técnica de Berlim, na Alemanha, e pós-doutorado na Universidade de Washington, nos Estados Unidos.
Na nova ocupação, Aguiar Neto vai liderar, juntamente com o Conselho Superior da Capes, a coordenação, vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil.
- Capes vai mudar a forma como são avaliados os cursos de pós-graduação no Brasil
- Qualis “inflado”: manobra na Capes aumenta notas de programas de mestrado e doutorado
- “Tamanho não é documento”: nossas universidades produzem milhares de pesquisas, mas impacto global é pequeno
- “Supervalorizar revistas acadêmicas não nos ajuda a melhorar”
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”