Começou na manhã desta quarta-feira (17) e prossegue até quinta (18) o encontro internacional de educação Sala Mundo 2011, realizado pelo Grupo Positivo e pela Prefeitura de Curitiba com promoção da Gazeta do Povo. O evento que reunirá em Curitiba diversos pesquisadores do Brasil e do exterior para discutir e trocar experiências sobre grandes temas da educação.

CARREGANDO :)

A abertura do encontro, realizado no Teatro Positivo, contou com a presença do ministro da educação, Fernando Haddad.

Cerca de 2,4 mil pessoas estavam presentes no teatro. "Nosso país está vivendo uma época de mudança e penso que esse evento, com o auditório lotado, é uma sinalização importante de que o tema interessa aos brasileiros. Se olharmos a fotografia da educação, vemos que a área apresenta muitos problemas. Mas o filme da educação no país nos mostra que houve melhorias", afirmou o ministro.

Publicidade

Grandes nomesDurante o evento os convidados apresentarão soluções pedagógicas e administrativas para o dia a dia das escolas, além de abordar assuntos importantes para a educação básica, como avaliações oficiais de aprendizagem, tecnologia educacional e formação de professores.

A primeira palestra, que ocorre na manhã desta quarta, será com o doutor em Economia Martin Carnoy, pesquisador da Universidade de Stanford e autor do livro A vantagem acadêmica de Cuba, no qual compara os sistemas de ensino cubano, brasileiro e chileno. Com base em suas pesquisas, Carnoy mostrará o que o Brasil pode aprender com países que conseguiram alavancar seus processos de ensino e aprendizagem.

Ainda na quarta, o Sala Mundo receberá, entre outros pesquisadores, o professor Kazuhiro Yoshida, da Universidade de Hiroshima; José Francisco Soares, professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Pedro Ravela, ex-coordenador nacional do Pisa (Programa Internacional de Avaliação do Estudante) no Uruguai; e Gustavo Ioschpe, mestre em Economia pela Universidade de Yale e autor do livro A ignorância custa um mundo.

No segundo dia estarão presentes, entre outros nomes, Ricardo Semler, Ilona Becskeházy e Cláudio de Moura Castro, doutor em Economia pela Universidade de Berkeley e curador do evento. Outro convidado é o neurocientista Miguel Nicolelis, chefe do Laboratório de Neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e fundador do Instituto de Neurociência de Natal, onde são desenvolvidos projetos educacionais de ciência para estudantes de escolas públicas.

O Núcleo de Educação da Gazeta do Povo está acompanhando o evento e traz as novidades em tempo real. Em breve mais informações.

Publicidade