Elogiado por seus alunos, o professor de Filosofia Robson Gaievski, 26 anos, trouxe a praticidade e a interação dos vídeos para suas aulas no Colégio Estadual do Paraná. Com a intenção de ser o ponto de partida das discussões, os minidocumentários de, em média, cinco minutos, quebram a monotonia e trazem dinâmica para a sala de aula. O som, a música e as imagens são elementos interessantes para despertar o processo de reflexão.
Segundo o professor, essa é uma didática que traz muitos resultados, pois o aluno sente-se instigado a interagir nas discussões, tornando-se muito mais participativo. "Expressando sua opinião, o estudante passa a fazer parte da construção desses conceitos e sente-se inserido no contexto discutido, entrando assim em contato com o princípio da disciplina". De acordo com Gaievski, o objetivo da Filosofia no ensino médio é recriar conceitos a partir de diferentes ideias e reelaborar interpretações do mundo pelas reflexões e pontos de vista gerados em sala.
Temas como a ética, por exemplo, são apresentados em vídeos que falam sobre questões como desigualdade e corrupção. "O ideal é utilizar apresentações curtas, que produzem melhores sensações". Na prática, o professor explica que a interação com o audiovisual mantém a classe concentrada e atenta às explicações, conseguindo absorver o conteúdo e sentindo-se motivada a participar do debate logo em seguida.