O futuro ministro da Educação do governo Lula, Camilo Santana (PT), informou que a governadora do Ceará, Izolda Cela, será a secretária-executiva da pasta na próxima gestão. Izolda era cotada para a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), mas vai assumir o segundo cargo mais importante da hierarquia da pasta. O anúncio foi feito por Santana por meio das redes sociais na terça-feira (27).
Vice de Santana, Izolda Cela assumiu o governo de CE em março deste ano e permanecerá no cargo até 31 de dezembro. Ele renunciou ao Palácio da Abolição, sede da administração estadual cearense, para concorrer a uma vaga no Senado nas eleições 2022 e foi eleito. Mas foi escolhido por Lula para comandar o MEC.
A futura secretária-executiva é formada em Psicologia, com especialização em Educação Infantil e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).
Ela foi a primeira mulher a assumir o governo do Ceará. Já foi filiada ao PT, PROS e PDT, e atualmente está sem partido. Izolda integrou a Secretaria de Educação do Município de Sobral-CE de 2001 a 2003, um dos municípios que é referência como o melhor ensino do país. Na universidade, exerceu o cargo de pró-reitora adjunta de extensão e coordenou o Programa Alfabetização Solidária desde a sua implantação, em 1997, até dezembro de 2000.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Presidente sul-coreano declara lei marcial contra ameaça comunista; Parlamento vota pela revogação da medida
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião