O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação, recebeu e está catalogando 1.947 pedidos de dispensa do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2004. Destes, 575 foram deferidos e cerca de 60% referem-se a estudantes cuja irregularidade impede a conclusão do próprio curso. O trabalho de análise e julgamento dos pedidos será concluído até o dia 25 de abril.
O Enade é aplicado a cada três anos, por amostragem, e é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação. O estudante selecionado deve comparecer e realizar, obrigatoriamente, o exame no dia e hora definidos em calendário. As regras prevêem a ausência somente para estudantes que desenvolvem atividades curriculares fora do país e para aqueles que colaram grau até o dia 19 de setembro de 2004.
A participação no Enade é obrigatória para a emissão de histórico escolar. Portanto, os estudantes selecionados que não compareceram ao exame devem encaminhar pedido de dispensa até o dia 25 de março de 2005.