O governo do Paraná deve demitir e substituir cerca de 14 mil professores e funcionários administrativos contratados sem concurso para a rede estadual de ensino. A informação é do ParanáTV, em reportagem que afirma que todos serão substituídos por aprovados no último concurso público.

CARREGANDO :)

A medida foi tomada pelo Governo Estadual atendendo a uma determinação do Tribunal Superior do Trabalho, que considerou ilegais as contratação sem concurso de seis mil professores e oito mil funcionários administrativos.

A APP-Sindicato, que reúne os trabalhadores do ensino do Paraná, teme que devido a essas substituições faltem funcionários no começo do próximo ano letivo, mas o Núcleo Regional de Educação informou que isso não vai acontecer e que haverá tempo para convocar e efetivar os aprovados em concurso para que ocupem as vagas em aberto.

Publicidade

Os demitidos estão reclamando do acerto com o Governo do Estado. Como a Justiça considerou as contratações ilegais, eles vão sair sem receber parte dos direitos trabalhistas.

Hoje esses funcionários devem fazer um protesto, em Curitiba, em frente à Secretaria da Educação.

Assista à reportagem em vídeo