O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou a realização de concurso público para 3,3 mil professores efetivos das instituições federais de ensino (Ifes). São 800 vagas para professores de ensino fundamental e médio e 2,5 mil de ensino superior.
A portaria, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (10), altera a redação do artigo 1.º da Portaria n.º 293, de 10 de novembro de 2004, que determinava um número menor de vagas. Os candidatos aprovados serão nomeados a partir de julho.
Vagas
Caberá ao Ministério da Educação a divulgação da quantidade de vagas a serem preenchidas em cada instituição federal.
A realização do concurso está condicionada à existência de vagas na data de publicação do edital de abertura das inscrições e à redução das despesas com professores substitutos, no caso dos concursos para professores do ensino superior.
As Ifes serão responsáveis pela realização dos concursos.
Universidades
No dia 5 de outubro do ano passado, o ministro Tarso Genro anunciou a abertura de seis mil vagas para professores nas universidades federais.
Dessas, 3,3 mil estão sendo autorizadas agora. Ainda este ano devem ser abertas outras mil. Mais 2,5 mil serão preenchidas até o fim de 2006.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião