Instituições de ensino superior poderão ter seus cursos de graduação com atestado de qualidade valido em todo o Mercosul. Trata-se do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Caráter Universitário, programa da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), que visa a integração do desenvolvimento educacional do bloco. As inscrições para o primeiro ciclo de reconhecimento, especialmente voltado para os cursos de veterinária e enfermagem, já estão abertas e vão até 22 de agosto, segundo o Ministério da Educação.
No segundo semestre, será a vez dos cursos de engenharia. Em 2010, passarão pelo mesmo processo os de medicina e odontologia.
Nadja Viana, a presidente do Conaes, explica que o reconhecimento não tem fins regulatórios e que a revalidação de diploma será necessária para quem for estudar em universidade no exterior. "A diferença é que o processo de revalidação será mais rápido porque a qualidade do curso estará atestada", diz.
Para participar do processo de avaliação, as instituições precisam desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, ter pelo menos dez anos de funcionamento e participar das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Por meio do coordenador de curso e com aprovação do pró-reitor de graduação ou cargo equivalente, elas devem firmar termo de compromisso de participação voluntária e enviá-lo para o endereço eletrônico conaes.mercosul@mec.gov.br.
Mais informações na página eletrônica da Conaes ou pelos telefones (61) 2104-6233 e 2104-9975.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia