A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp) foram as grandes campeãs do Prêmio Melhores Universidades, concedido pelo Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, e pelo Banco Real. As duas instituições de ensino superior receberam sete e cinco prêmios, respectivamente, de um total de 38. O resultado foi anunciado na noite desta segunda-feira, numa solenidade em São Paulo.
Os vencedores foram divididos em cinco categorias: Corpo docente e incentivo à pesquisa, Instalações físicas, Empregabilidade, Destaque regional e Empreendedorismo. Nas três primeiras, houve a seleção dos dez melhores cursos de diferentes áreas do conhecimento. No quarto item, foram avaliados os cursos preferidos pelas empresas na hora de contratar novos talentos. O troféu Empreendedorismo foi entregue à instituição que desenvolveu em 2004 a melhor experiência em prestação de serviços ou desenvolvimento de projetos para empresas: Inatel (Santa Rita do Sapucaí - MG).
No quesito Destaque regional, ganharam a USP, no sudeste; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no sul; Universidade de Brasília (UnB), no centro-oeste; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no nordeste; e Universidade Federal do Pará (UFPA), no norte.
A pesquisa durou quatro meses e envolveu mais de mil pessoas entre consultores e repórteres, além da consultoria técnica do Ibope e auditoria da empresa PricewaterhouseCoopers.
Estiveram presentes à solenidade o ministro da Educação, Fernando Haddad, o ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast