Convidado por um grupo de estudantes para palestrar no Instituto Federal do Paraná em Curitiba nesta sexta-feira (9), Guilherme Boulos, líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto) e ex-candidato à presidência pelo partido PSOL, foi proibido pela procuradoria da instituição de usar as dependências do IFPR para realizar o evento.
Leia também: Em favor de vestibular para transgêneros, alunos ocupam e depredam universidade
Em março, o ex-candidato à presidência participou de um evento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, no qual pregou a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pediu que os estudantes se unissem contra "a turma de Bolsonaro".
Apesar da determinação, Boulos e os estudantes se reúnem, na rua em frente à instituição, na manhã de hoje.
Um dia antes do evento "em defesa da Educação e da Democracia e contra os desmandos de Bolsonaro", a direção-geral do campus enviou uma notificação a todos os estudantes e professores do IFPR informando a proibição do debate.
"Considerando que o Instituto Federal do Paraná está em processo de consulta eleitoral para os cargos de reitor e diretor-geral de campus, e o regulamento vigente veta, sob qualquer pretexto, a vinculação com partidos políticos, considerou-se, por medida preventiva, a não realização do evento no auditório do Campus", informou o IFPR em nota.
"Não vamos aceitar"
Informado da proibição, Guilherme Boulos publicou mensagem nas redes sociais afirmando que "não iria aceitar o veto arbitrário e ilegal vindo de um procurador que veste a fantasia do famoso guarda da esquina".
"A atividade vai acontecer amanhã no IFPR. Nos proibiram a entrada, o uso das dependências do instituto, então vamos fazer a atividade na frente. Ela está mantida, nós não vamos aceitar arbítrio, proibição, veto. Chega!", disse em vídeo publicado no Facebook. "Não vamos aceitar a proibição arbitrária e ilegal vinda de um procurador que veste a fantasia do famoso guarda da esquina. Aqui, não!".
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana