Quatro campi de institutos federais de educação, ciência e tecnologia em Mato Grosso e Goiás foram entregues na tarde desta sexta-feira (24) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em Mato Grosso, as instituições estão localizadas nos municípios de Campo Novo do Parecis e Pontes e Lacerda. Em Goiás, ficam em Itumbiara e Uruaçu. O custo de cada instituto foi de R$ 5 milhões, mas eles ainda não estão em pleno funcionamento.
"Em seis anos de governo, dobramos o número de vagas nas instituições federais de 113 mil para 227 mil", disse o ministro em seu discurso. Ele rebateu críticas de que o governo federal tem promovido o inchaço da máquina estatal. "Os cargos que estão sendo criados são de professores e técnicos", disse.
Campi
A instituição em Itumbiara tem capacidade para 1,2 mil alunos. O campus oferece quatro cursos técnicos do ensino médio (dois deles na área de automação industrial e dois em eletrotécnica) e um de licenciatura em química.
O campus de Uruaçu atende a 150 estudantes, mas deverá ter 1,2 mil até 2011. A instituição oferece cursos de nível médio nas áreas de edificações e informática e de nível superior em química.
Com capacidade para 1,2 mil alunos, o campus de Pontes e Lacerda atende a 300 estudantes e oferece os cursos de edificações, informática, química e secretariado, além de licenciatura em física.
O campus em Campo Novo do Parecis atende a 315 estudantes, mas o número deve chegar a 1,2 mil até 2011. A instituição oferece dois cursos de nível médio em agroindústria e agropecuária e dois de nível superior em engenharia agronômica e licenciatura em matemática.