O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugura nesta terça-feira (17) um núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). A cerimônia será realizada às 10h no Auditório do Setor de Ciências da Saúde. As novas instalações devem propiciar uma melhor formação dos futuros médicos e auxiliar na realização de procedimentos à distância, diagnósticos de doenças e discussão de casos raros e complexos.

CARREGANDO :)

A unidade é composta de uma sala de teleconferência com possibilidade de transmissão e recepção de material audiovisual via internet. Essa estrutura pode conectar a UFPR a diversas outras instituições. "A possibilidade de acompanhar conferências, procedimentos cirúrgicos e técnicos sem que o profissional ou estudante tenha que se deslocar é uma oportunidade muito grande de aprendizado", explica o vice-reitor da universidade e ex-diretor do Setor de Saúde Rogério Andrade Mulinari.

Ainda segundo o vice-reitor, a estrutura estará disponível para o uso de profissionais, estudantes da instituição e, de forma esporádica e em eventos organizados pela UFPR, para outros estudantes de medicina interessados. O núcleo vai atuar em duas frentes. Nesta primeira fase, que começa nesta terça-feira, serão iniciadas as atividades de educação e saúde, direcionada para os estudantes.

Publicidade

Num segundo momento, a sala deve ser usada também para a prática de telemedicina. "Nessa aplicação a estrutura vai servir para auxiliar na solução de casos mais complexos e em unidades fora da sede de centro. Já estamos iniciando uma parceria com a prefeitura de Curitiba para atuar em conjunto com outras oito unidades de saúde", diz. "Tudo isso a baixo custo, já que a conexão entre as unidades é realizada via internet", completa Mulinari.

A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela operação da internet acadêmica brasileira. No Brasil, a Rute é formada atualmente por 57 membros distribuídos em todos os estados brasileiros, que não só interagem entre si, mas também com outras instituições no Brasil e no exterior.