Alunos dos cursos de graduação das faculdades do país fazem neste domingo o Exame Nacional de Desempenho (Enade) 2005. O exame é realizado por amostragem e avalia uma mesma área a cada três anos. Em sua segunda edição, o Enade vai avaliar aproximadamente 344 mil alunos do ensino superior - 191 mil que estão ingressando nas faculdades e mais de 153 mil em fase de conclusão.

CARREGANDO :)

De acordo com o coordenador geral do Enade, Amir Limana, a amostragem é um método melhor que o do antigo Provão, em que todos os alunos eram avaliados.

- Podemos, a partir de uma parte do universo de estudantes, ter uma amostra do todo. Isso facilita mais a multiplicidade de possibilidades de análise qualitativa do que fazer pelo método universal, com todos os estudantes - afirmou.

Publicidade

Segundo ele, são inscritos todos os alunos que se enquadram como ingressantes - que já cumpriram entre 7% e 22% da carga horária do seu curso - e os concluintes - com mais de 80% da carga horária. O Enade é uma das partes do Sistema Nacional de Avaliação Superior.

Limana destacou que até 2009 todas as 52 áreas de conhecimento serão avaliadas. Desta vez, oito mil cursos, em 20 áreas, serão examinados. São eles arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia (dividida em oito grupos), filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.

O formato das provas vai ser igual para quem acabou de entrar na universidade e para quem já está concluindo. Os estudantes responderão a 40 questões objetivas e discursivas, sendo dez comuns a todas as 20 áreas e 30 específicas. Os estudantes estarão distribuídos em 1.950 locais em 834 municípios.

Quem não fez o exame no ano passado sem ter sido dispensado poderá regularizar a situação participando das provas deste ano. Ao todo, 3.120 alunos que estão nesta situação devem responder às questões comuns a todas as áreas, para poderem colar grau.

- Isso vale só para este ano, porque é um exame novo - afirmou.

Publicidade

Quem recebeu o cartão de confirmação com o local da prova, deve preencher o questionário socioeconômico e entregar aos fiscais no dia do exame. Para os que não receberam, basta levar um documento de identidade com foto, lápis, borracha e caneta preta.