Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
educação

Ideb: Paraná cai no ranking do ensino fundamental

O ensino fundamental em seus anos iniciais (do 1º ao 5º ano) obteve em 2011 o desempenho esperado para essa etapa de ensino em 2013. É o que mostram resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação.

O Ideb é um indicador que avalia a qualidade da educação básica no país com base em dois critérios: os percentuais de aprovação dos alunos e o aprendizado dos estudantes, medido por meio de testes em matemática e português.

Em 2011, a nota dos anos iniciais do ensino fundamental foi 5, superando em 0,1 a nota prevista para 2013 (4,9). A meta deste ano era 4,6 - já alcançada em 2009. Em entrevista coletiva, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) destacou a redução das diferenças entre as regiões do país.

"Nós estamos reduzindo um pouco as assimetrias. Todas as regiões evoluíram, mas as regiões mais atrasadas cresceram mais aceleradamente", afirmou.Todos os Estados conseguiram atingir as metas definidas para cada uma das unidades da federação. Apesar do resultado positivo, as diferenças regionais permanecem.Paraná O Paraná, no entanto, caiu no ranking de qualidade das escolas do ensino fundamental. Segundo dados do Ideb, o estado passou de 4º para 6º lugar em desempenho nos últimos anos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e de 3º para 4º nos primeiros anos (1º ao 5º ano). Embora tenha atingido a meta para 2011 em todas as etapas, as notas não evoluíram muito.

Nos anos finais do fundamental, a nota se manteve: continuou 4,3. Nos anos iniciais, por outro lado, cresceu de 5,4 para 5,6. Já no ensino médio, caiu de 4,2 para 4 - mesmo comportamento que no resto do país.

Média nacional

Nenhum Estado das regiões Norte e Nordeste, por exemplo, obteve uma nota igual ou superior à média nacional. Ceará e Tocantins foram os Estados que mais se aproximaram do Ideb nacional: ambos tiveram nota 4,9.

Por outro lado, todos os Estados do Centro-oeste, Sul e Sudeste superaram a média nacional. O melhor desempenho nessa etapa de ensino foi de Minas Gerais, com ideb 5,9. A nota é bem próxima da meta estipulada para os anos iniciais do fundamental em 2021: 6 - média que corresponderia a um sistema educacional de qualidade comparável à dos países desenvolvidos.

Outros Estados com bom desempenho são Santa Catarina (5,8) e São Paulo (5,6), além do Distrito Federal (5,7).

Anos finais

Nos anos finais do ensino fundamental, o Brasil também superou a meta deste ano, já alcançada em 2009. O Ideb nos anos finais dessa etapa (5º ao 9º ano) na rede pública de ensino foi 3,9. A meta para este ano era 3,7.

Seis Estados, entretanto, não conseguiram cumprir as metas individuais previstas para cada unidade da federação; Roraima, Pará, Amapá, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Sul.

Desses, três chegaram a ter o Ideb reduzido se comparado ao desempenho em 2009: Roraima, Amapá e Alagoas. Mato Grosso do Sul também registrou Ideb pior neste ano em comparação há dois anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros