O Google inaugurou, nesta quinta-feira, o novo serviço de biblioteca virtual Google Print. Trata-se do acervo digitalizado de várias bibliotecas espalhadas mundo afora, que agora é encontrado no site print.google.com. As obras, protegidas por direitos autorais, podem ser lidas integralmente na página do serviço.
Para pesquisar no site do Google Print, basta colocar o nome da obra que se deseja ler e clicar no botão para buscar no banco de dados. São milhares de trabalhos históricos e literários, quase todos livros norte-americanos do século XIX. Apesar de ter muito conteúdo de autores internacionais, o projeto permite ao internauta encontrar informações sobre autores brasileiros, como Machado de Assis, Manuel Antonio de Almeida, João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos e Paulo Coelho. A maior parte é escrita em inglês.
O programa é uma parceria com bibliotecas das universidades de Michigan, Harvard, Stanford e Oxford, além da biblioteca pública de Nova Iorque. "Qualquer pesquisador ou estudante agora pode pesquisar e aprender com esses livros que antes estavam disponíveis apenas em bibliotecas", disse Susan Wojcicki, vice-presidente de administração de produtos no Google.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast