Terminam na segunda-feira, dia 16, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2005, tanto para concluintes, cujas inscrições são feitas na escola, quanto para os egressos, que podem se inscrever nas agências dos Correios ou pela internet.
Até o momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) registrou 98,4 mil inscrições pela internet, porém 70,9 mil ainda não efetuaram o pagamento da taxa obrigatória de inscrição.
Quem fez a pré-inscrição pela rede eletrônica não tem direito à isenção. Deve pagar a taxa de R$ 35,00 até o dia 20 de maio, em qualquer agência bancária, caso contrário não poderá participar do exame. As inscrições pela internet estarão abertas até as 20h da segunda-feira, dia 16.
Durante este final de semana, os egressos do ensino médio poderão fazer a inscrição não só pela internet, mas também nas agências dos Correios. Para consultar endereços e horários de funcionamento, acesse a página dos Correios.
Escolas públicas e privadas podem receber as inscrições dos concluintes também até o dia 16 de maio e devem postar o material para o Inep até o dia 20. Alunos matriculados em escolas públicas não pagam.
Necessidades especiaisA coordenação do Enem avisa que quem se declarou portador de necessidades especiais, mas não especificou o tipo (ou seja assinalou o item 7 "outra" - na ficha de inscrição), deve entrar em contato com o Inep para confirmar qual tipo de necessidade possui.
Hospitais e unidades prisionais A coordenação lembra também que os responsáveis por internos ou detentos inscritos no Exame devem encaminhar ao Inep solicitação - por escrito - para que seja providenciada a assinatura do termo de compromisso exigido nesse tipo de aplicação da prova.
Tanto num caso como no outro, essas pessoas só poderão participar do Exame se estiverem sendo atendidas por algum programa de Educação Especial de Ensino Médio. O endereço para a postagem do pedido é Esplanada dos Ministérios, bl. L anexo I, sala 431, cep 70.047-900, Brasília - DF, aos cuidados da Coordenação-Geral do Enem.
ProvaO exame acontece em 727 municípios do Brasil, no dia 28 de agosto, domingo, com início às 13h e término às 18h (horário de Brasília). A prova tem 63 questões objetivas e uma redação.
ProUniQuem tiver interesse em se candidatar a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) terá que prestar o Exame, cuja nota, além de trazer uma auto-avaliação para o aluno, servirá como critério de seleção para o ProUni.
CPFNão é mais obrigatório a apresentação do número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no ato da inscrição, como foi divulgado no início do processo de inscrição. A obrigatoriedade foi revogada pela juíza Maria Alice Paim Lyard, da 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Na mesma decisão a juíza prorrogou, para 16 de maio, o prazo final de inscrição para todos os candidatos.
- Justiça suspende exigência do CPF e prorroga inscrições para 16 de maio
- Leitura é a chave para realizar um bom Enem
- Mulheres foram maioria no Enem 2004
- Prova de Enem pode ser aplicada em hospitais e em presídios
- Empresas poderão consultar notas do Enem na hora da contratação
- 500 instituições de ensino vão usar os resultados do Enem
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião