As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2005) para alunos que estão concluindo o ensino médio serão abertas na próxima segunda-feira (4) e vão até o dia 15 de abril. Os candidatos poderão fazer a inscrição - R$ 35,00 - nas próprias escolas em que estejam matriculados, e, como nas edições anteriores, quem sempre estudou em escolas públicas e quem apresentar declaração de carência (documento disponível nos correios), não precisa pagar a inscrição.
Para os candidatos que já terminaram o ensino médio, as inscrições começam no dia 25 de abril e vão até 6 de maio. Os interessados deverão se dirigir às agências dos Correios ou se inscrever pelo site.
O Enem será realizado no dia 28 de agosto em 727 municípios distribuídos pelas 27 unidades da Federação.
ProUniQuem tiver interesse em se candidatar a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) terá que prestar o Exame, cuja nota, além de trazer uma auto-avaliação para o aluno, servirá como critério de seleção para o ProUni.
Segundo a organização do Enem, a obrigatoriedade do exame para candidatos às bolsas do ProUni deverá aumentar o interesse pelo Exame. Com isso, foi organizada uma expansão de 17% no número de locais de provas, em relação à edição do ano passado, quando 608 cidades receberam os participantes do exame.
Os Estados que tiveram mais aumentos foram Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerias e Espírito Santo.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”