O Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, de 1º a 5 de junho, o 11º Congresso Nacional da Associação dos Professores de Italiano, o 5º Congresso Internacional de Estudos Italianos e a 1ª Jornada de Italianística do Mercosul. Os eventos acontecem em Foz do Iguaçu e devem reunir estudantes, professores e pesquisadores de italiano de todo país.
Segundo a professora Lúcia Sgobaro Zanetti, coordenadora do congresso, a procura pelos cursos de italiano tem crescido nos últimos anos. Uma prova é o aumento de seis para 12 turmas do curso na UFPR. Mesmo assim, sempre há fila de espera. Para a professora, essa procura se deve às novas políticas adotadas pelo governo italiano e também à abertura comercial. "Hoje é grande o interesse de jovens que querem aprender o idioma pensando em trabalhar em multinacionais e também de executivos que necessitam compreender o idioma para trabalhar", diz.
Os paricipantes dos eventos vão também analisar as heranças culturais deixadas pelos italianos e as novas perspectivas do ensino do idioma valorizando os dialetos.
As inscrições podem ser feitas até 1º de junho pelo site www.abpi2005.ufpr.br.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano