As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) vão até meia-noite desta quarta-feira. As inscrições só podem ser feitas pela internet, no endereço eletrônico www.mec.gov.br/prouni. Segundo o secretário-executivo do Ministério da Educação, Jairo Jorge, cerca de 120 mil estudantes já se inscreveram para concorrer as 16.500 vagas oferecidas pelo programa. O resultado final será divulgado pelo Ministério da Educação na próxima segunda-feira .
Estudantes que já estão matriculados em universidades também podem participar do programa.
- Quem já está cursando a universidade e fez o Enem em 2002 ou 2003 pode ter acesso também ao ProUni. Se o candidato estiver no terceiro ou quarto semestre, não há nenhum impedimento à concessão da bolsa para os semestres restantes, mas o aluno deve estar dentro das características do programa para disputar as vagas - explicou Jairo.
Setenta e cinco por cento das vagas disponíveis para o ProUni são destinadas para afrodescendentes e indígenas mas caso essas vagas não sejam preenchidas por estudantes com esse perfil elas serão revertidas para os demais inscritos no programa.
O ProUni é um projeto do Ministério da Educação que oferece vagas para alunos carentes em instituições de ensino superior privado em todo o Brasil. Para concorrer, o estudante deve ter cursado o ensino médio em escola pública e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato deve comprovar renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio por mês, para concorrer às bolsas integrais, e de até três salários mínimos para bolsas parciais. O MEC estima conceder cerca de 400 mil bolsas para os integrantes do programa nos próximos quatro anos.