Estão esgotadas as inscrições para o Sala Mundo 2011, evento que reunirá, em Curitiba, diversos pesquisadores do Brasil e do exterior para discutir e trocar experiências sobre grandes temas da educação. O encontro internacional ocorrerá durante toda a quarta-feira (17) e na quinta-feira (18) pela manhã, no Teatro Positivo.
Quem não conseguiu garantir presença poderá acompanhar as discussões no site da Gazeta do Povo, que acompanhará, com sua equipe de jornalistas do Núcleo de Educação, as palestras durante todo o dia e trará, em tempo real, os principais pontos abordados. Além da cobertura on-line, o leitor ainda encontrará nas versões impressa e para iPad um balanço dos debates e entrevistas exclusivas.
Grandes nomesDurante o evento, realizado pelo Positivo e promovido pela Gazeta do Povo, os convidados apresentarão soluções pedagógicas e administrativas para o dia a dia das escolas, além de abordar assuntos importantes para a educação básica, como avaliações oficiais de aprendizagem, tecnologia educacional e formação de professores.
A palestra de abertura será com o doutor em Economia Martin Carnoy, pesquisador da Universidade de Stanford e autor do livro A vantagem acadêmica de Cuba, no qual compara os sistemas de ensino cubano, brasileiro e chileno. Com base em suas pesquisas, Carnoy mostrará o que o Brasil pode aprender com países que conseguiram alavancar seus processos de ensino e aprendizagem.
Ainda no dia 17, o Sala Mundo receberá, entre outros pesquisadores, o professor Kazuhiro Yoshida, da Universidade de Hiroshima; José Francisco Soares, professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Pedro Ravela, ex-coordenador nacional do Pisa (Programa Internacional de Avaliação do Estudante) no Uruguai; e Gustavo Ioschpe, mestre em Economia pela Universidade de Yale e autor do livro A ignorância custa um mundo.
No segundo dia estarão presentes, entre outros nomes, Ricardo Semler, Ilona Becskeházy e Cláudio de Moura Castro, doutor em Economia pela Universidade de Berkeley e curador do evento. Outro convidado é o neurocientista Miguel Nicolelis, chefe do Laboratório de Neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e fundador do Instituto de Neurociência de Natal, onde são desenvolvidos projetos educacionais de ciência para estudantes de escolas públicas.