Estão esgotadas as inscrições para o Sala Mundo 2011, evento que reunirá, em Curitiba, diversos pesquisadores do Brasil e do exterior para discutir e trocar experiências sobre grandes temas da educação. O encontro internacional ocorrerá durante toda a quarta-feira (17) e na quinta-feira (18) pela manhã, no Teatro Positivo.

CARREGANDO :)

Quem não conseguiu garantir presença poderá acompanhar as discussões no site da Gazeta do Povo, que acompanhará, com sua equipe de jornalistas do Núcleo de Educação, as palestras durante todo o dia e trará, em tempo real, os principais pontos abordados. Além da cobertura on-line, o leitor ainda encontrará nas versões impressa e para iPad um balanço dos debates e entrevistas exclusivas.

Grandes nomesDurante o evento, realizado pelo Positivo e promovido pela Gazeta do Povo, os convidados apresentarão soluções pedagógicas e administrativas para o dia a dia das escolas, além de abordar assuntos importantes para a educação básica, como avaliações oficiais de aprendizagem, tecnologia educacional e formação de professores.

Publicidade

A palestra de abertura será com o doutor em Economia Martin Carnoy, pesquisador da Universidade de Stanford e autor do livro A vantagem acadêmica de Cuba, no qual compara os sistemas de ensino cubano, brasileiro e chileno. Com base em suas pesquisas, Carnoy mostrará o que o Brasil pode aprender com países que conseguiram alavancar seus processos de ensino e aprendizagem.

Ainda no dia 17, o Sala Mundo receberá, entre outros pesquisadores, o professor Kazuhiro Yoshida, da Universidade de Hiroshima; José Francisco Soares, professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Pedro Ravela, ex-coordenador nacional do Pisa (Programa Internacional de Avaliação do Estudante) no Uruguai; e Gustavo Ioschpe, mestre em Economia pela Universidade de Yale e autor do livro A ignorância custa um mundo.

No segundo dia estarão presentes, entre outros nomes, Ricardo Semler, Ilona Becskeházy e Cláudio de Moura Castro, doutor em Economia pela Universidade de Berkeley e curador do evento. Outro convidado é o neurocientista Miguel Nicolelis, chefe do Laboratório de Neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e fundador do Instituto de Neurociência de Natal, onde são desenvolvidos projetos educacionais de ciência para estudantes de escolas públicas.