A média das notas alcançadas pelos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso no Programa Universidade para Todos (ProUni) atingiu a marca dos 61,3 pontos, superando a nota miníma estipulada em 45 pontos. "É mais alta do que esperavámos", comemorou nesta quarta-feira (12) o ministro Tarso Genro durante a abertura do 29.° Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação. A nota do Enem é um dos principais critérios para selecionar os alunos ao programa.

CARREGANDO :)

Segundo o jornal Gazeta do Povo desta quinta-feira (13), nos cursos de Medicina e Odontologia, 100% das vagas com bolsas integrais foram preenchidas. "Isso é extremamente importante, porque esses sãos os cursos com mensalidades mais elevadas", diz Tarso.

Acre, Alagoas e Roraima são os estados que preencheram todas as vagas para as bolsas integrais. Sergipe e Pernambuco têm mais de 97% das vagas ocupadas, enquanto Amazonas, Amapá e Rondônia têm o menor percentual de ocupação das vagas com bolsas integrais. Para Tarso Genro, os estados com maior grau de informação conseguiram preencher mais vagas. Na Bahia, 78% das 2.192 vagas do programa foram ocupadas. No Rio Grande do Sul, 73% das 5.423. E em São Paulo 95% das 15.260 vagas já foram preenchidas.

Publicidade

O percentual de vagas para o ProUni preenchidas por alunos negros e indíos supera em 40% a quantidade de estudantes matriculados em universidades públicas e privadas do país. "Hoje tem 25% de afrodescendentes e indígenas nas universidades", diz Tarso.

Segundo o ministro, se todas as vagas destinadas a esses alunos forem preenchidas, o número superaria em 60% o número de alunos negros e índios nas universidades. De acordo com o secretário-executivo adjunto do ministério, Jairo Jorge, 41% das vagas do ProUni estão destinadas à população afrodescendente e indígena.

A terceira etapa de incrições para o ProUni começou ontem. Ainda estão disponíveis 14% das vagas, ou seja, 16.575 vagas. As incrições podem ser feitas até o dia 21 de janeiro. Para se candidatar ao programa, o estudante precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter recebido bolsa integral em instituição particular. É necessário também comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 390) para concorrer à bolsa integral, e renda familiar per capita de até três salários mínimos (R$ 780) para concorrer à bolsa parcial. Outra exigência é que o candidato tenha feito o Enem em 2002, 2003 ou 2004.