Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mudança

Instituições de ensino adaptam calendário para alunos não perderem Copa do Mundo

Muitos estudantes de Maringá poderão acompanhar os jogos da Copa do Mundo no Brasil, sem que o calendário escolar seja comprometido. Isto porque a rede municipal de ensino e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) adaptaram a grade de aulas do ano que vem em função do Mundial. As instituições particulares vão dispensar os alunos nos dias em que a Seleção Brasileira jogar. A rede municipal ainda não decidiu nada a respeito.

A Copa do Mundo ocorrerá de 12 de junho a 13 de julho. A rede estadual prevê quatro dias de recesso, de 16 a 20 de junho. O período corresponde à primeira fase da competição, com um jogo da Seleção Brasileira no dia 17.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação (Seed), a medida será compensada com a antecipação do início das aulas. Neste ano, o ano letivo começou em 14 de fevereiro. Em 2014, começará mais cedo, em 10 de fevereiro. As férias de julho estão programadas para o período de 30 de junho a 13 de julho, dia da final da Copa do Mundo.

A UEM também alterou o calendário. Os estudantes terão férias durante toda a competição, de 12 de junho a 13 julho – o período é estendido em relação a este ano, quando os alunos descansaram 15 dias, de 1º de julho a 15 de julho. No retorno às atividades no ano que vem, a primeira tarefa será as provas relativas ao primeiro semestre, adiadas.

A universidade terá 200 dias letivos, como neste ano. O calendário começará em 3 de fevereiro e terminará em 13 de dezembro.

O diretor de Assuntos Acadêmicos da UEM, Elisiário Ribeiro Júnior, diz que a instituição se adequou ao que determina a lei geral da Copa do Mundo, sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT). "Estamos cumprindo fielmente a lei. As atividades foram adaptadas até por questão de bom senso. Brasileiro é louco por futebol e precisamos valorizar o evento no nosso País."

A lei especifica que durante os jogos do Brasil poderão ser decretados feriados nacionais. Nas cidades que sediarão partidas, os dias de jogos, com ou sem a Seleção Brasileira, também podem virar feriados municipais ou estaduais.

Nas instituições de ensino particulares de Maringá, os estudantes só serão dispensados nos dias em que a Seleção Brasileira jogar, de acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (Sinepe/NOPR). E mesmo assim, as aulas deverão ser repostas aos sábados.

A rede municipal de ensino ainda não determinou se haverá mudança. A assessoria de imprensa da Prefeitura informa que uma reunião será marcada em breve para definir o assunto.

Interatividade

Você concorda com a adaptação dos calendários escolares em função da Copa do Mundo no Brasil? Deixe seu comentário abaixo!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.