Muitos estudantes de Maringá poderão acompanhar os jogos da Copa do Mundo no Brasil, sem que o calendário escolar seja comprometido. Isto porque a rede municipal de ensino e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) adaptaram a grade de aulas do ano que vem em função do Mundial. As instituições particulares vão dispensar os alunos nos dias em que a Seleção Brasileira jogar. A rede municipal ainda não decidiu nada a respeito.

CARREGANDO :)

A Copa do Mundo ocorrerá de 12 de junho a 13 de julho. A rede estadual prevê quatro dias de recesso, de 16 a 20 de junho. O período corresponde à primeira fase da competição, com um jogo da Seleção Brasileira no dia 17.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação (Seed), a medida será compensada com a antecipação do início das aulas. Neste ano, o ano letivo começou em 14 de fevereiro. Em 2014, começará mais cedo, em 10 de fevereiro. As férias de julho estão programadas para o período de 30 de junho a 13 de julho, dia da final da Copa do Mundo.

Publicidade

A UEM também alterou o calendário. Os estudantes terão férias durante toda a competição, de 12 de junho a 13 julho – o período é estendido em relação a este ano, quando os alunos descansaram 15 dias, de 1º de julho a 15 de julho. No retorno às atividades no ano que vem, a primeira tarefa será as provas relativas ao primeiro semestre, adiadas.

A universidade terá 200 dias letivos, como neste ano. O calendário começará em 3 de fevereiro e terminará em 13 de dezembro.

O diretor de Assuntos Acadêmicos da UEM, Elisiário Ribeiro Júnior, diz que a instituição se adequou ao que determina a lei geral da Copa do Mundo, sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT). "Estamos cumprindo fielmente a lei. As atividades foram adaptadas até por questão de bom senso. Brasileiro é louco por futebol e precisamos valorizar o evento no nosso País."

A lei especifica que durante os jogos do Brasil poderão ser decretados feriados nacionais. Nas cidades que sediarão partidas, os dias de jogos, com ou sem a Seleção Brasileira, também podem virar feriados municipais ou estaduais.

Nas instituições de ensino particulares de Maringá, os estudantes só serão dispensados nos dias em que a Seleção Brasileira jogar, de acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (Sinepe/NOPR). E mesmo assim, as aulas deverão ser repostas aos sábados.

Publicidade

A rede municipal de ensino ainda não determinou se haverá mudança. A assessoria de imprensa da Prefeitura informa que uma reunião será marcada em breve para definir o assunto.

Interatividade

Você concorda com a adaptação dos calendários escolares em função da Copa do Mundo no Brasil? Deixe seu comentário abaixo!