A antiga sede da Associação dos Meninos de Curitiba (Assoma) será o novo câmpus do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O prefeito Beto Richa (PSDB) e o reitor Alipio Leal assinaram nesta semana o termo de cessão da área em regime de comodato pelo prazo de 20 anos. O terreno, com 18,6 mil metros quadrados, e as instalações existentes serão usados pela instituição para a implantação do câmpus de Curitiba, que atende prioritariamente a cursos de educação profissional de nível médio, além dos de graduação e pós-graduação.
Ainda neste ano deve ser realizada no local a reforma das instalações existentes para a transferência dos cursos que atualmente estão na região do Jardim das Américas. Uma licitação será aberta para a construção do primeiro bloco no início de 2010. A previsão é construir seis blocos. O novo câmpus receberá o nome de "Complexo Tecnológico José Richa".
Criado a partir da lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, o IFPR, antiga Escola Técnica da UFPR, terá até 2010 oito câmpus nas cidades de Curitiba, Paranaguá, Umuarama, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Jacarezinho e Foz do Iguaçu. Das oito unidades, quatro já estão em funcionamento (Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Londrina).