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Na opinião da psicóloga e mestre em Educação Rosemary Damaso Padilha, a integração entre família e escola é produtiva sobretudo para a aprendizagem do estudante. Autora do livro Mediação Sistêmica Integrativa Família e Escola: Construindo uma Cultura de Paz, Rosemary trabalha como terapeuta familiar há 22 anos e conta que é necessário que a mediação nas escolas seja adotada como política pública. "Não adianta a família jogar a responsabilidade para a escola ou vice-versa. É importante procurar a resolução deste conflito", diz.

De acordo com a psicóloga, nem sempre os pais e professores estão bem informados a respeito das necessidades das crianças de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontram. Ela cita a abordagem sistêmico-integrativa, objeto de seu estudo, como uma maneira de suprir essas necessidades. Nessa perspectiva, o funcionamento do ser humano é estruturado a partir da vivência das funções materna, paterna e de casal. "Não importa quem irá fazer uma dessas funções, mas cada uma delas é necessária de acordo com cada uma das fases de desenvolvimento", diz.

Rosemary também atua na mediação de famílias com adolescentes em conflito com a lei e ressalta que, na maioria das vezes, os pais erram porque não sabem o que fazer. "O mundo e a sociedade estão mudando tanto que as famílias não podem mais usar os mesmos referenciais que receberam no passado. É importante ter um espaço para se conversar sobre como se cria um filho, independentemente da condição socioeconômica das famílias", afrima.

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