Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Políticas afirmativas

Janot entra com ação no STF contra sistema de cotas do Amazonas

Rodrigo Janot ajuizou ação no STF pela inconstitucionalidade dos critérios do sistema de cotas da UEA. | Wilson Dias/Agência Brasil
Rodrigo Janot ajuizou ação no STF pela inconstitucionalidade dos critérios do sistema de cotas da UEA. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5650, com pedido de medida cautelar, contra o sistema de cotas para o ingresso no ensino público superior adotado pelo Amazonas. De acordo com a ação, a legislação daquele estado, ao definir os beneficiários da política afirmativa, restringiu seu alcance aos egressos de escolas públicas e indígenas amazonenses, criando distinções entre esses estudantes e os de outras localidades do país.

Segundo os autos, a lei estadual nº 2.894/2004, com alterações da Lei 3.972/2013, reservaram 80% das vagas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para alunos que não possuam curso universitário e que tenham cursado o ensino médio em escolas do estado. Em relação aos cursos ministrados em Manaus, a legislação destina 60% das vagas reservadas a alunos de instituições públicas amazonenses. As normas também apontam a reserva de vagas para população indígenas a serem preenchidas exclusivamente por etnias presentes no estado.

Inconstitucionalidade

De acordo com Janot, esses critérios compõem discriminação vedada pela Constituição Federal ao criar distinções ou preferências entre brasileiros, o que viola o princípio da igualdade. O procurador-geral defende, ainda, que tal sistema de cotas diferencia pessoas e situações que não são distintas, uma vez que estudantes de escolas públicas de outros estados também teriam o direito de concorrer às vagas.

A partir desses argumentos, o procurador-geral da República pediu o deferimento da medida cautelar para suspender a eficácia dos critérios estabelecidos pela legislação para o ingresso, por meio de cotas, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.