Em uma volta pelas praças do centro de Curitiba é possível encontrar os bustos de Carlos Gomes, Rui Barbosa e Tiradentes. Salvo o fato de retratarem figuras de destaque da História, o que as obras têm em comum? Na década de 1920, as peças foram moldadas pelas mãos de João Turin, considerado o precursor da escultura no Paraná. "Ele foi um homem apaixonado pelas artes e pela sua terra", diz Sérgio Kirdziej, professor de História da Arte na Escola de Belas Artes do Paraná. Além das obras de personalidades históricas que podem ser encontradas na capital e em alguns municípios paranaenses, como Paranaguá e Rio Negro, Turin deixou um legado de esculturas e pinturas que tinham como inspiração os índios, a fauna e a flora regional.
Casa João Turin
Em Curitiba, muitas das obras do escultor podem ser encontradas na Casa João Turin que, em agosto, completa 20 anos. O espaço foi criado para manter o ateliê do artista após a sua morte, preservando o acervo. Em uma residência de estilo neoclássico do início do século 20, localizada no centro histórico de Curitiba, estão expostas 260 esculturas em gesso e bronze e 170 pinturas, além de documentos da época, fotos e manuscritos. Em uma sala lateral podem ser encontradas exposições temporárias de artistas contemporâneos.
O espaço público desenvolve projetos de interação com escolas. Nas visitas programadas, os estudantes assistem a uma peça de teatro de bonecos que explica o que é possível encontrar na casa, quem foi João Turin e a importância dele para o Paraná. "Os alunos não entram sem antes saber a importância das obras que encontrarão pelo caminho", explica Elisabete Turin, diretora do espaço e sobrinha neta do escultor. Para as crianças, são oferecidas também atividades de jogos e desenhos. Desde 2008, o museu fica aberto todas as segundas-feiras até as 21 horas para receber as turmas que estudam no período noturno e outras pessoas interessadas. "Queremos dar oportunidade a todos conhecerem, até para quem não pode vir durante o dia", diz Elizabete.
Visite as obras do artista em Curitiba
Luar do Sertão Local: Rotatória da Av. Cândido de Abreu, no Centro Cívico. A obra ganhou medalha de ouro no Salão de Belas Artes no Rio de Janeiro em 1947.
Tigre Esmagando a Cobra Local: Av. Manoel Ribas, do lado esquerdo (sentido bairro), antes do Portal de Santa Felicidade. Ganhou medalha de bronze no Salão de Belas Artes no Rio de Janeiro em 1944.
Monumento a Tiradentes e Monumento à RepúblicaLocal: Praça Tiradentes, Centro.Dr. Victor Ferreira do Amaral, Profª Júlia Wanderley e Rui BarbosaLocal: Praça Santos Andrade, Centro.
Busto de Carlos GomesLocal: Praça Carlos Gomes, Centro.
ServiçoCasa João Turin Rua Mateus Leme, 38, São Francisco. Visitação: segunda-feira, das 9 às 21 horas e de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas. Entrada franca. Agendamento de passeios para as escolas: (41) 3223-1182/3323-5715.