Conquista anterior
Em julho de 2011, o jogo educativo Ucan (Você pode, em português), voltado a jovens de 8 a 16 anos de idade, foi o vencedor da categoria Game Design: Xbox/Windows da Imagine Cup. O projeto foi o único representante da América Latina a conquistar o primeiro lugar em uma das cinco principais categorias da competição.
Alunos do curso de Jogos Digitais do Centro Tecnológico Positivo conquistaram na semana passada, na Austrália, a segunda colocação em uma das categorias da Microsoft Imagine Cup, a maior competição de jogos digitais do mundo. A equipe era a única brasileira no segmento Game Design: Xbox/Windows e buscava o bicampeonato para a instituição, premiada com o primeiro lugar em 2011 com outro grupo de estudantes.
Desenvolvido pelos alunos Eduardo Schildt, Guilherme Sávio, Luiz Gustavo Gomes Monclar e Rhandros Dembicki, com orientação do professor Michael Bahr, o jogo premiado neste ano é conhecido como Do More (Fazer Mais, em português) e usa como base de sua dinâmica as oito metas do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU). O jogador deve desenvolver uma cidade, passando por fases com diferentes desafios sociais e ambientais. A iniciativa perdeu o título para um jogo tailandês.
Fases
Na primeira etapa, é preciso acabar com a fome e a pobreza e promover a educação. Superando esses obstáculos, novos problemas surgem e, desta vez, é preciso oferecer melhores condições às gestantes e estabelecer práticas sustentáveis. Por último, é necessário combater a mortalidade infantil e estimular o voluntariado.
"Queremos mostrar que um jogo educativo pode ser divertido", diz o professor Bahr, que também orientou a equipe que venceu o Imagine Cup no ano passado. Ele conta que o jogo foi testado por alunos e a receptividade foi muito boa. O públicoalvo do empreendimento vai dos 9 aos 14 anos.
A equipe que venceu o torneio em 2011 teve influência direta no grupo que se tornou finalista neste ano. Segundo Monclar, a notícia de que um time da Universidade Positivo havia ganhado o Imagine Cup animou todos os estudantes do curso automaticamente. "Os professores viram nosso interesse e acharam que tínhamos futuro", conta o estudante. Para ele, ter como orientador o mesmo professor que levou a equipe de 2011 ao título foi decisivo.
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