A magia dos Jogos Olímpicos foi utilizada como recurso para construção do conhecimento na Escola Municipal Professora Clair do Rocio Sandri, em Almirante Tamandaré, instituição patrocinada pela Votorantim Cimentos e Instituto Votorantim.
As professoras Lilian Fernanda Jacon e Marli de Fátima Lachowski realizaram diversas práticas com os alunos, do 3.º e 4.º anos, relacionando as notícias da Gazeta do Povo sobre a Olimpíada com o conteúdo expresso nas Diretrizes Curriculares Municipais.
A diretora da escola, Anna Paula Wolf, e a coordenadora, Salete Alves de Oliveira, são entusiastas do projeto Ler e Pensar e enfatizam a importância de ter o jornal como recurso pedagógico.
Depoimento
Alunos explicaram como é trabalhar com o jornal. “O jornal é muito divertido porque a gente aprende mais sobre o mundo, e eu aprendi que os Jogos Olímpicos têm pessoas com histórias muito lindas”,diz Paulo Daniel Souza, do 3º ano.
“O jornal é um meio de comunicação muito importante para ser utilizado em sala de aula, pois desenvolve o lado crítico e reflexivo da criança. Utilizar o jornal como instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transformando-o em ferramenta prática para a motivação dos alunos é também uma forma de ampliar a visão de mundo”, afirmam as docentes.
Com esse respaldo da direção, as professoras desenvolveram um trabalho interdisciplinar utilizando as notícias publicadas na Gazeta do Povo.
Elas trabalharam as medidas de tempo com o cronograma das competições, a localização espacial do Brasil em relação a outros países por meio dos mapas, os hinos nacionais de alguns países participantes, do Brasil e até o do município de Almirante Tamandaré, criando assim uma importante conexão que vai ao encontro do tema “Nossa Terra, Nossa Gente”, norteador do Ler e Pensar neste ano.
Além disso, realizaram leitura apenas como deleite e discutiram sobre leitura informativa, levando as turmas à percepção das diferenças entre as duas formas.
PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Deixe sua opinião