Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
movimento estudantil

Justiça começa a cumprir reintegrações de posse de todos os colégios ocupados de Curitiba

Primeira escola ocupada no estado, Colégio Arnaldo Jansen está na lista dos espaços que devem ser desocupados em São José dos Pinhais. | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
Primeira escola ocupada no estado, Colégio Arnaldo Jansen está na lista dos espaços que devem ser desocupados em São José dos Pinhais. (Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo)

A Justiça começou a cumprir na manhã desta sexta-feira (4) a reintegração de posse de todos os colégios que continuam ocupados por estudantes em Curitiba. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Educação (Seed), pelo coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia e pelo procurador-geral do Estado, Paulo Rosso.

A execução das reintegrações responde à decisão da juíza Patrícia de Almeida Gomes Bergonse, da 5.ª Vara da Fazenda Pública, que, atendendo pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE), estendeu o efeito da liminar que autorizou a reintegração de outras 23 escolas para mais 43 unidades e para o Colégio Estadual do Paraná (CEP).

Segundo a advogada Tânia Madarino, do coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia, os colégios estaduais Dr. Xavier da Silva e Lysimaco Ferreira da Costa já teriam sido desocupados.

A advogada conta, ainda, que na madrugada desta sexta-feira (4), o coletivo de advogados protocolou um agravo de instrumento para tentar derrubar a decisão e que a liminar foi indeferida pelo juiz Benjamin Acácio de M. Costa. “No meio do dia, o recurso será distribuído para uma Câmara Cível para julgamento do mérito”, acrescenta Tânia.

São José dos Pinhais

As escolas de São José dos Pinhais que têm decisões favoráveis à reintegração de posse também deverão começar a ser notificadas na manhã desta sexta-feira (4).

Segundo um dos oficiais de Justiça responsáveis por cumprir os mandados, a equipe aguarda a chegada dos policiais militares que acompanharão a execução das decisões para iniciarem as visitas às escolas.

De acordo com o último balanço divulgada na manhã desta sexta-feira (4) pela Secretaria de Educação, 122 escolas seguem ocupadas em todo o Paraná. Este número corresponde a 5% das 2.147 escolas que compõem a rede estadual de ensino.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.