Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Homeschooling

Lei que regulamenta a educação domiciliar no DF é sancionada por Ibaneis Rocha

Sanção da lei da educação domiciliar no DF
Cerimônia de sanção da lei da educação domiciliar ocorreu no Palácio do Buriti, sede do Poder Executivo do DF (Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília)

Ouça este conteúdo

A lei que regulamenta o homeschooling no Distrito Federal foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), nesta quarta-feira (16). De autoria dos deputados distritais João Cardoso, Júlia Lucy, Delmasso e Eduardo Pedrosa, o projeto foi aprovado em dois turnos na Câmara Legislativa em 17 de novembro e em 1º de dezembro.

“A regulamentação do homeschooling não é contra a escola, mas sim uma questão de reconhecimento de direitos. As escolas podem ser parceiras das famílias que escolhem assumir para si o protagonismo na educação formal de seus filhos”, afirmou Edilaine Alberton Lima, pedagoga e presidente da Associação de Famílias Educadoras do Distrito Federal (Fameduc-DF).

O texto estabelece as condições para que as famílias possam aderir à educação domiciliar e as garantias dadas aos alunos homeschoolers. Determina a aplicação de avaliações sobre a aprendizagem desses estudantes e ainda a produção de laudos psicossociais a cada seis meses.

Rocha e apoiadores da educação domiciliar durante a sanção da lei. Foto: Divulgação/Governo do Distrito Federal

De acordo com a lei, que entrará em vigor daqui a 45 dias, “[...] a família deve demonstrar aptidão técnica para o desenvolvimento das atividades pedagógicas ou contratar profissionais capacitados, de acordo com as exigências da SEE/DF [...]”. O texto diz também que essas famílias serão acompanhadas por um conselheiro tutelar.

“Essa lei vai tirar da clandestinidade centenas de famílias que já praticam educação domiciliar com seus filhos e têm plenas condições comprovar a aprendizagem e a socialização de seus filhos, mas sofriam injustas perseguições por causa de sua opção educacional”, salientou a presidente da Fameduc.

“Sancionamos hoje, de forma inédita e inovadora, a lei que regulamenta o ensino domiciliar no Distrito Federal. Este é um marco importante para todos que defendem um ensino com mais liberdade e segurança para as famílias educadoras e para a sociedade como um todo. Parabéns a todas as famílias que se dedicaram para conseguir esse direito de escolha, à Câmara Legislativa e ao governador Ibaneis Rocha por terem se sensibilizado com as famílias homeschoolers”, ressaltou a deputada distrital Júlia Lucy (Novo), coautora do projeto aprovado pela Câmara Legislativa e articuladora da proposta junto ao governo do DF.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.