O Ler e Pensar (LeP) e a Gazeta do Povo receberam na noite da última terça (30) o troféu do Prêmio Sesi ODS 2018. O projeto foi campeão desta terceira edição do prêmio, na categoria média empresa. Oferecido pelo Sistema Fiep, tem como objetivo reconhecer os melhores projetos de indústrias, empresas, poder público, organizações da sociedade civil e instituições de ensino para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta é a segunda vez que o LeP conquista esse reconhecimento, sendo a primeira em 2016.
Neste ano, ao todo 361 práticas estaduais foram inscritas e apenas 65 se classificaram como finalistas, nas cinco categorias. Outros dois projetos desenvolvidos pelo Instituto GPRCOM, o Adote uma Causa e o Televisando, realizado em parceria com a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), também foram finalistas desta edição do Sesi ODS. Estes três projetos e mais o Programa Impulso receberam o Selo Sesi ODS 2018, válido por um ano.
De acordo com a assessora de projetos estratégicos do Sistema Fiep, Aline Calefi, “as empresas participantes do projeto colaboram para o desenvolvimento da agenda mundial, em assuntos relacionados a questões sociais, ambientais e econômicos. Na medida que as organizações recebem um prêmio pelo trabalho realizado, consequentemente incentivam outras instituições a desenvolverem novos projetos”, afirmou justificando a importância do Prêmio.
Para Mariane Maio, gestora do Ler e Pensar, este prêmio reforça o comprometimento que o projeto tem com a educação no estado do Paraná.
Em 2020 o Ler e Pensar completará 20 anos e esse reconhecimento só nos mostra que estamos no caminho certo enquanto projeto de leitura e, principalmente, de incentivo à cidadania e participação cidadã.
Ler e Pensar
Criado em 1999 e desde 2001 desenvolvido em conjunto com o Instituo GRPCOM, o Ler e Pensar já beneficiou milhares de professores e estudantes em dezenas de municípios paranaenses, por meio da mídia jornal e de sua proposta de educomunicação. Atualmente, o projeto atende pouco mais de dois mil professores espalhados em 139 municípios do Estado. Cerca de 70.000 alunos são impactados diretamente pelo LeP.
O trabalho pedagógico proposto pelo projeto valoriza a leitura crítica da mídia, o protagonismo dos estudantes, a aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos curriculares por meio de sua aproximação com fatos reais do cotidiano noticiados no jornal, a aproximação da família e da comunidade, o trabalho, multi, inter e transdisciplinar, a compreensão sobre a convergência das mídias e o mergulho no mundo digital (fake news, curadoria, inovação tecnológica etc.).
Trabalhando com a leitura e a informação, os estudantes passam a ter melhor visão do mundo a sua volta e melhor compreensão daquilo que leem. Isso facilita com que se sintam inseridos na sociedade, com capacidade de exercer sua cidadania e de expressar o que pensam com uma linguagem diferenciada.