A secretária de Educação de Curitiba, Liliane Sabbag, em evento de lançamento de projeto para novas escolas| Foto: Divulgação

Reconhecimento

Dois prêmios em 2011

Por suas atividades diversificadas, relevância de resultados e tantos casos de sucesso, o Ler e Pensar foi reconhecido com premiações de abrangência nacional e internacional. Em agosto desse ano, o projeto conquistou o Prêmio Mundial de Jovens Leitores, organizado pela Associação Mundial de Jornais (WAN), na categoria Jornal e Educação. Concorrendo com mais de 80 trabalhos de diferentes países, o Ler e Pensar foi o primeiro programa brasileiro a ser premiado nessa categoria.

O Prêmio VIVALEITURA também concedeu ao projeto a Menção Honrosa nacional "José Mindlin". Concorrendo com outros seis projetos finalistas nesta categoria, o Ler e Pensar se destacou, segundo a comissão julgadora, por sua abrangência, permanência confirmada e alta relevância em qualidade de ensino. Clarice López de Alda, diretora-executiva do Instituto GRPCom, recebeu a medalha referente à menção durante cerimônia realizada na última quinta-feira, dia 10, no Rio de Janeiro.

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Evento para crianças teve atrações lúdicas do início ao fim
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Há 12 anos contribuindo para a melhoria dos índices de leitura e interpretação de textos publicados no jornal, o projeto Ler e Pensar começou, em novembro, a avaliação dos resultados de 2011. Nesse ano, o programa esteve presente em 33 municípios e envolveu mais de 2.400 professores e 60 mil alunos. Por isso, espera contabilizar resultados e conquistas que confirmam sua relevância educacional para a comunidade escolar paranaense.Durante todo o período letivo, os educadores inscritos participaram de capacitações e cursos sobre temas como o uso do jornal em sala de aula, leitura, produção textual, mídia e educação, alfabetização e letramento, leitura crítica, entre outros. Além disso, também puderam participar de workshops com jornalistas, de visitas à redação da Gazeta do Povo.

O projeto também produziu e distribuiu quinzenalmente o Boletim de Leitura Orientada – o famoso BOLO – contendo dicas e informações sobre formas criativas e inovadoras de associar currículo escolar aos fatos e notícias que mobilizam a sociedade.

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Por fim, e não menos importante, o projeto tem ainda a comemorar o lançamento do Guia de Orientação ao Professor, distribuído a todos os professores participantes do projeto.

Parcerias e expansão

O ano de 2011 também foi fundamental para 165 escolas municipais de Curitiba. Graças à parceria firmada entre o Instituto HSBC, a Associação de Comércio do Paraná, o Instituto GRPCom e a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, essas escolas passaram a receber exemplares diários do jornal Gazeta do Povo, o que contribui para qualificar ainda mais o desenvolvimento do projeto pelos professores e alunos.

E a expansão não para por aí: além de favorecer o ingresso de 85 novas escolas, a parceria com o Instituto HSBC viabilizou o ingresso de onze ONGs no projeto.

As organizações beneficiadas desenvolvem atividades educativas com mais de 1.900 crianças e jovens em Curitiba e região metropolitana.

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"Iniciativas como essas não só ampliam a abrangência do Ler e Pensar no Paraná, mas comprovam seu reconhecimento e contribuem para uma aprendizagem contextualizada e de qualidade", diz Ana Gabriela Simões Borges, coordenadora pedagógica do Ler e Pensar.

Homenagem a professores e alunos

As atividades voltadas aos educadores participantes do Ler e Pensar culminaram durante as duas grandes festas de homenagem a alunos e professores, nos dias 25 e 26 de outubro respectivamente, no Teatro Guaíra, em Curitiba.

O evento das crianças foi repleto de surpresas para os cerca de 3,6 mil estudantes e professores espectadores. Em duas edições, uma pela manhã e outra à tarde, as crianças conheceram os autores dos melhores trabalhos inscritos no Concurso cultural Ler e Pensar competição e assistiram à peça de teatro "Pluft, o fantasminha", de autoria de Maria Clara Machado, representada pelo Teatro Parque da Criança. Nem a chuva que caiu durante a chegada das escolas ao local diminuiu a empolgação das crianças. A expectativa tomou conta de todos, principalmente daqueles que tiveram a oportunidade de conhecer Curitiba ou pela primeira vez entraram no mais tradicional teatro do estado. "É a primeira vez que vou ao teatro", conta Vitor José Lima de Almeida, 9 anos, da Escola Municipal Bom Pastor, de Campo Magro, "e não vejo a hora de ver a apresentação dos atores, no final!"

Já o evento dos professores contou com uma ambientação glamorosa, em estilo de Oscar, cheia de emoções, surpresas, reconhecimento e muita reflexão. Tudo para valorizar o esforço dos professores, escolas e secretarias municipais de educação participantes. Além de comemorar o ótimo ano e reconhecer as boas práticas, o evento teve também cultura – o monólogo "Sou professor, e daí?", do ator e diretor Giovanni Cesconetto, do Teatro Parque da Criança – e uma entrevista inspiradora que o renomado educador português José Pacheco, da Escola da Ponte, concedeu ao jornalista José Carlos Fernandes, da Gazeta do Povo. A professora Eliane Hornes Borges, da Escola Municipal Professor Gabriel Prestes, de Palmeira, premiada na categoria Prática Pedagógica, comemora a vitória: "Quero que esse meu prêmio sirva de exemplo para muitas outras professoras. Que elas saibam que podem contar com minha ajuda, com meu estímulo para que também possam pôr em prática em sala de aula. Fiquei emocionada. A gente sabe que todos desenvolvem bons trabalhos e merecem ganhar. No início é difícil, mas todo professor deve saber: insista, porque vai chegar em algum ponto que o aluno vai ter interesse e ali você ganha o aluno".

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