O projeto Ler e Pensar, de incentivo à leitura, realizado pela Gazeta do Povo e o Instituto GRPCOM, inicia 2011 com várias inovações. "A proposta é rever e consolidar práticas que deram certo nestes 12 anos de existência do projeto. Entre as iniciativas que estamos aprimorando, está a formação continuada de professores e as atividades culturais oferecidas aos estudantes", explica Ana Gabriela Simões Borges, coordenadora pedagógica do Ler e Pensar. De acordo com a coordenadora, o objetivo é fortalecer as práticas realizadas nas escolas, manter a aprovação do projeto acima de 90%, e contribuir cada vez mais para a formação humana e educacional dos estudantes paranaenses.
Formação continuada
Uma das atividades que está passando por uma profunda renovação é a proposta de formação continuada de professores. "Os educadores têm atuação muito importante no Ler e Pensar, afinal, é pela participação do mestre que os alunos se envolvem no projeto. Pensando neles é que toda a nossa equipe está mobilizada para a construção do novo Projeto Político Pedagógico e análise da estrutura de cursos, palestras e atividades de formação que oferecemos", explica Ana Gabriela.
Além da revisão, a coordenadora adianta algumas iniciativas a serem implantadas no Ler e Pensar em 2011. "A novidade para este ano é a realização de visitas à redação da Gazeta do Povo específicas para professores e inclusão de uma etapa no programa de formação continuada que prevê o aprendizado a partir de discussões e troca de experiências entre os professores", anuncia a coordenadora. De acordo com Ana Gabriela, as duas novas etapas anunciadas também serão enriquecidas por outras atividades como o Ciclo de Palestras, o calendário de cursos presenciais e a distância, o Seminário de Educação e o Concurso Cultural Ler e Pensar desenvolvidas já há alguns anos pelo projeto, mas que em 2011 apresentam novidades em seus formatos e temáticas.
A coordenadora escolar Rita Lima, de Campina Grande do Sul, aprova as mudanças. "Sempre que posso frequento os cursos ministrados pelo Ler e Pensar. É sempre muito bom poder trocar experiências e enriquecer o conhecimento. Quem ganha são os alunos", explica Rita.
Entre as várias estratégias para a promoção da leitura adotadas pelo projeto Ler e Pensar, a formação de professores é uma das mais efetivas. Desde a implantação do projeto em 1999, foram ministrados mais de 650 cursos de formação presenciais. Hoje, a oferta de cursos acontece também na modalidade a distância, em parceria com a Universidade Tuiuti do Paraná.
Atividades para alunos
As ações culturais ofertadas também estão sendo revistas, visando estimular ainda mais a participação e a formação humana dos jovens atendidos no projeto. "As palestras de jornalistas da Gazeta do Povo nas escolas, as visitas à redação, a comemoração do Dia das Crianças e realização de concursos estão com muitas novidades. Nosso maioar objetivo é criar uma identificação ainda maior com o nosso público", adianta Ana Gabriela. Se, em 2010, mais de 8 mil alunos participaram das atividades promovidas pelo Ler e Pensar, 2011 promete ser um ano ainda mais expressivo. Rafael Warich, da 4.ª série da Escola Municipal Mario Flores, em São José dos Pinhais, já participou das atividades com a Gazeta do Povo em sala de aula em 2010 e aprovou. "O jornal tem muitas coisas importantes e divertidas", afirma o menino.
Incentivo à leitura em grupos
Outra aposta do Ler e Pensar para 2011 é o apoio ao desenvolvimento de leitura dos jornais em grupo, potencializando as atividades desenvolvidas por professores e os resultados observados entre os alunos. Esta metodologia foi desenvolvida seguindo orientações da Organização Mundial de Jornais (World Association Neswspaper), prevendo leitura de jornais em grupos de 5 alunos. "A metodologia que já é utilizada desde 2009 está sendo apresentada para as escolas e patrocinadores, incentivando novas adesões ao projeto", explica Ana Gabriela. Essa metodologia garante a atualidade da informação e otimização dos jornais que chegam às escolas, visto que um lote pequeno de assinaturas proporciona não apenas a leitura dos jornais, mas a formação pedagógica e cidadã dos alunos.
A Escola Municipal Leovanil Camargo, de Tijucas do Sul, desde 2010 aderiu a esta proposta de leitura em grupos, graças a um apoio recebido por um patrocinador do município. "Percebemos que o recebimento diário dos exemplares de jornal e o estímulo à leitura em grupos têm aumentado a formação crítica dos alunos e valores importantes como o respeito e a colaboração", argumenta Alessandra Carbonal, coordenadora da escola.
Sobre o Ler e Pensar
Presente em 25 municípios e desenvolvido por mais de 1600 professores e 60 mil alunos, o Ler e Pensar é uma iniciativa do jornal Gazeta do Povo, operacionalizada pelo Instituto GRPCOM com objetivo de estimular a leitura e formação crítica dos estudantes e incentivar a prática da cidadania. O projeto existe há 12 anos e já atendeu mais de 500 mil estudantes e 10 mil professores, em 40 municípios diferentes. Referência nacional entre os programas de jornal e educação da Associação Nacional de Jornais (ANJ), o Ler e Pensar conta com a chancela nacional do Ministério da Cultura, ficou entre os finalistas do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e ganhou o reconhecimento do Progarama das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tamanha a sua relevância social, cultural e educacional.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são