O professor de Língua Portuguesa do Curso Pré-vestibular Expoente, Wallace Stocco Martinez, dá algumas dicas para que os vestibulandos que pretendem prestar o processo seletivo de inverno. "É importante ressaltar que o candidato mais envolvido com os estudos e mais antenado nas questões relativas à atualidade terá maiores chances de resolver as propostas dissertativas propostas para as provas de redação".
Para ele, para que os candidatos se saiam bem na disciplina de Língua Portuguesa são fundamentais a leitura de jornais, revistas e o acompanhamento das discussões mais freqüentes que vêm sendo discutidas pelos demais meios de comunicação.
Martinez acredita que as provas de Língua Portuguesa geralmente privilegiam aquele candidato que possui um volume de leitura considerável, por isso as questões de interpretação serão determinantes para um bom desempenho. "Há, neste caso, necessidade de atenção e tranqüilidade na hora de fazer a leitura dos textos-base, bem como dos enunciados das questões relativas a eles. Também poderão aparecer questões referentes ao uso de conectivos (preposições,conjunções, pronomes etc.) por ser um problema constantemente visível nas redações dos candidatos.
Sobre Literatura, o professor lembra que além da imprescindível leitura das obras, "é muito importante que o vestibulando estabeleça relação entre o período literário e questões relativas à Sociologia, História, Filosofia, pois são aspectos comumente cobrados nas provas".
Concorrido
Muitos pensam que os vestibulares de inverno são menos concorridos já que estes não contam com a participação de alunos que ainda estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio. Porém, na opinião do professor Martinez, isso não é bem verdade. "Os alunos que prestam o vestibular no meio de ano, geralmente, já possuem alguma experiência e, portanto, compõem, um contigente de peso enquanto concorrência".