Lideranças e parlamentares do Sudoeste do Paraná se reuniram com a direção do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), em Curitiba, nesta segunda-feira. A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) e os deputados federais Assis Miguel do Couto (PT) e Nélson Meurer (PP) negociam a criação de um câmpus da futura Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no município de Francisco Beltrão. A intenção é federalizar a Texcel, instituição de ensino profissionalizante do município, e incorporá-la à UTFPR. Este seria a segunda unidade do Cefet na região, junto com Pato Branco.
Na reunião desta segunda, foi definida a elaboração e assinatura de uma carta conjunta para ser entregue ao Ministério da Educação (MEC). No documento, será pedida a destinação de recursos para investimentos em um câmpus em Francisco Beltrão no orçamento da União para 2006. As negociações devem seguir com audiências com os ministérios da Educação e do Planejamento.
Cefet em Castro
A população de Castro, na região dos Campos Gerais, também quer a criação de um câmpus do Cefet-PR no município. Um abaixo-assinado está circulando pelo comércio, órgãos públicos e instituições de ensino, A meta é recolher cinco mil assinaturas, para serem anexadas ao projeto de instalação da unidade em Castro. O documento deve ser encaminhado ao Ministério da Educação até 22 de outubro.
A iniciativa, segundo informações da prefeitura de Castro, partiu de uma reunião entre a comissão responsável pelo projeto e os vereadores da cidade, durante sessão ordinária da Câmara, este mês. O projeto tramita no Conselho Diretor do Cefet-PR para análise. Até o final de outubro deve ser votado.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas