Recife - A Secretaria da Educação de Recife (PE) determinou o recolhimento de um livro de educação sexual distribuído a alunos da 4.ª e 5.ª séries da rede municipal de ensino. A decisão foi tomada na terça-feira, devido a reclamações de pais de alunos, que consideraram a obra "obscena". O livro Mamãe, como eu nasci? recebeu críticas pela linguagem utilizada e também por possuir ilustrações polêmicas, como as de um menino e uma menina se masturbando.
"Essa obra é uma afronta, é inadequada e constrangedora", disse o vereador André Ferreira (PMDB), autor do pedido de recolhimento do livro. "A cartilha tem palavras e figuras grosseiras, que não ensinam, e sim incentivam as práticas sexuais", afirmou. Um dos trechos afirma: "Alguns meninos gostam de brincar com seu pênis e algumas meninas com a sua vulva, porque é gostoso (...) as pessoas grandes dizem que isso vicia ou tira a mão daí que isso é feio."
Segundo a Secretaria da Educação de Recife, a obra fazia parte de um kit de publicações paradidáticas, com seis títulos, entregues aos estudantes da rede pública municipal. O livro polêmico estava em 550 kits destinados a um grupo de alunos com idades entre 8 e 10 anos. Segundo a diretora-geral de ensino e formação docente da Secretaria Municipal da Educação, Luisa Albuquerque, o recolhimento da obra é preventivo, e não definitivo. "Vamos promover palestras com famílias e professores. Depois, quem desejar receber o livro o receberá. O restante será entregue às bibliotecas", declarou a diretora-geral.
Outros casos
Em maio de 2009, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo determinou o recolhimento do livro Dez na área, um na banheira e ninguém no gol, sob a alegação de que apresentava referências sexuais incompatíveis com a idade dos alunos que o leriam. Na mesma época, em União da Vitória, um vereador e diretor de escola solicitou o recolhimento de duas obras Amor à brasileira, livro de contos, e Um contrato com Deus, do quadrinista americano Will Eisner. Ambos estavam na lista de livros enviados pelo Ministério da Educação às escolas públicas e foram acusados de incluir até cenas de pedofilia.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar