Os candidatos à primeira fase do vestibular 2006 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ficarão concentrados em um mesmo local de prova de acordo com os cursos escolhidos. Todos os candidatos ao curso de Medicina, por exemplo, farão as provas no prédio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o maior local, com cerca de 11 mil candidatos. As informações são da vice-reitora em exercício da UFPR, Maria Tarcisa Bega, em entrevista coletiva nesta quarta-feira.
A medida tem por objetivo garantir a segurança e conforto dos estudantes, segundo a vice-reitora. "Se houver problema em algum local de prova, não será preciso anular o vestibular inteiro, somente para aqueles candidatos", explica. Segundo Maria Tarcisa, há dez anos não ocorre problema de fraude com o vestibular da UFPR. O último caso ocorreu em 1995, quando um candidato tentou obter respostas via transmissão eletrônica.
No próximo domingo, dia 20, os vestibulandos realizam as provas distribuídos em 984 salas de 26 locais de prova. Todos são em Curitiba, incluindo o Hospital de Clínicas (HC) que atenderá a casos especiais.
Trânsito
Os portões dos locais de prova serão abertos às 13h e fechados às 13h30, para início das provas às 14h. A UFPR orienta que os candidatos que farão provas na PUC-PR e no Jardim Botânico saiam com bastante antecedência de casa, pois o trânsito deverá estar bastante complicado na região.
"É melhor esperar um pouco do que ficar chorando no portão", diz a vice-reitora Maria Bega. Recomenda-se que os vestibulandos que não conhecem os locais de prova visitem-o com antecedência. A realização do concurso tem o apoio das polícias Militar (PM) e Federal (PF), além da prefeitura de Curitiba.
Um operação especial de trânsito será feita pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (Bptran) e Diretoria de Trânsito de Curitiba. Haverá bloqueio de ruas e reforço nas linhas de ônibus nos principais locais de prova. Confira as linhas especiais e itinerários.
Segunda fase
A classificação para a segunda fase depende da relação candidato por vaga. Nos cursos onde houver mais de 20 candidatos por vaga, serão convocados cinco vezes o número de vagas disponíveis. Nos cursos com menos de dez candidatos por vaga, serão classificados três vezes o número de vagas disponíveis.
Por exemplo: no curso de Medicina há 31,27 candidatos para cada uma das 176 vagas disponíveis. Isso significa que serão classificados os 880 primeiros colocados, passando a concorrência final para cinco por vaga. A vice-reitora acredita que cerca de 40% dos inscritos sejam classificados para a etapa final. "De 15 a 20 mil candidatos devem ir para a segunda fase", diz.
Medicina volta a ser o mais concorrido no vestibular da UFPR
UFPR faz plantão para impressão de comprovante
Banca Especial atenderá 71 candidatos
Confira entrevista com a vice-reitora Mariua Tarcisa Bega, no vídeo do ParanáTV
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião