A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (9), o Projeto de Lei 6782/02, que autoriza o governo federal a criar a Fundação Universidade Federal do Norte do Paraná, com sede em Londrina.
A proposta, de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), recebeu parecer favorável do relator na Comissão, deputado Isaías Silvestre (PSB-MG). Segundo a Agência Câmara, Silvestre argumenta que "o Paraná só conta com uma universidade federal, enquanto vários outros estados abrigam mais". Para o deputado Hauly, as atividades de pesquisa e extensão da nova universidade darão suporte ao ciclo de desenvolvimento econômico e social da região.
O projeto será analisado agora pelas comissões de Educação e Cultura; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Recursos
O projeto determina que a Universidade Federal do Norte do Paraná será vinculada ao Ministério da Educação, como as outras instituições federais de ensino superior. Os recursos serão provenientes do Orçamento da União, de auxílios e subvenções de entidades públicas ou particulares, da remuneração por serviços prestados e de operações de crédito, além de outras receitas eventuais.
O governo federal também poderá transferir para a nova fundação imóveis localizados em Londrina pertencentes à União, à Universidade Federal do Paraná e ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), além de bens móveis e acervos dessas instituições.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião