Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Perfil

Mais da metade dos candidatos ao vestibular da UEPG fizeram cursinho

Do total de 6.817 candidatos inscritos no vestibular de inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 40% estudaram o ensino médio integralmente em escola pública, enquanto 51% fizeram curso preparatório para o vestibular. Os dados foram retirados do questionário socieducacional da ficha de inscrição e divulgados nesta quinta-feira (23) pela instituição.

Neste vestibular estão sendo oferecidas 599 vagas em 34 cursos. As provas serão aplicadas nos dias 16 e 17 de julho, nas cidades de Ponta Grossa, Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Paranaguá, São Mateus do Sul e Telêmaco Borba.

Nos dois últimos vestibulares da UEPG o número de estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas era maior. No vestibular de verão, eram 53% do total de 7.064 candidatos, enquanto no vestibular de inverno de 2004 eram 44%. Comparando-se a quantidade de candidatos que fizeram curso pré-vestibular a variação é mínima: 50% em julho do ano passado e 52% em dezembro.

O questionário socieducacional mostra ainda que 67% dos candidatos têm renda familiar de três a dez salários mínimos mensais e 18% vive com renda superior a dez salários mínimos. Esses dados não aparecem nos questionários formulados nos concursos anteriores, que consideravam outras faixas de renda. Pode-se comparar os candidatos que declararam ter renda familiar inferior a três salários mínimos. Há uma variação grande. No vestibular de dezembro, 30% dos vestibulandos tinham esse perfil, enquanto no próximo vestibular esse número caiu para 15%. Em julho de 2004, esse percentual foi de 26%.

Um dado que não mudou é em relação à zona de residência dos candidatos. Tanto nos dois últimos vestibulares como no próximo, 95% dos candidatos são da área urbana. Os residentes em Ponta Grossa chegam a 48%, contra 43% e 49% registrados nos concursos do ano passado. Nesse item, o próximo vestibular apresenta um crescimento no número de candidatos residentes em Curitiba. Em dezembro, apenas 1% vinha da capital. Este ano, os curitibanos somam 5%. Em julho do ano passado, eram 2%. Todas as outras cidades paranaenses totalizam 35% dos 6.817 inscritos, um decréscimo em relação ao percentual dos dois concursos de 2004, que era de 41%.

A análise do questionário socioeducacional também mostra um aspecto curioso. Neste ano, 57% dos candidatos afirmam que escolheram o curso de acordo com suas aptidões. Em dezembro último, o percentual era de 58%, enquanto em julho era de 57%.

Outro dado revela a pouca importância que os candidatos dão à leitura. Apenas 22% ocupam maior parte do tempo com leitura, enquanto 51% procuram se atualizar através da TV e 8% pela mídia impressa. A atualização via internet é de 23%. Em dezembro, 18% declararam o hábito de ler com regularidade, enquanto em julho esse número foi de 21%. A utilização da TV e jornal para atualização de acontecimentos se manteve em 55% e 9%, respectivamente nos dois últimos concursos. O uso da internet variou de 17%, em julho de 2004, para 19%, em dezembro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.