Do total de 6.817 candidatos inscritos no vestibular de inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 40% estudaram o ensino médio integralmente em escola pública, enquanto 51% fizeram curso preparatório para o vestibular. Os dados foram retirados do questionário socieducacional da ficha de inscrição e divulgados nesta quinta-feira (23) pela instituição.
Neste vestibular estão sendo oferecidas 599 vagas em 34 cursos. As provas serão aplicadas nos dias 16 e 17 de julho, nas cidades de Ponta Grossa, Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Paranaguá, São Mateus do Sul e Telêmaco Borba.
Nos dois últimos vestibulares da UEPG o número de estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas era maior. No vestibular de verão, eram 53% do total de 7.064 candidatos, enquanto no vestibular de inverno de 2004 eram 44%. Comparando-se a quantidade de candidatos que fizeram curso pré-vestibular a variação é mínima: 50% em julho do ano passado e 52% em dezembro.
O questionário socieducacional mostra ainda que 67% dos candidatos têm renda familiar de três a dez salários mínimos mensais e 18% vive com renda superior a dez salários mínimos. Esses dados não aparecem nos questionários formulados nos concursos anteriores, que consideravam outras faixas de renda. Pode-se comparar os candidatos que declararam ter renda familiar inferior a três salários mínimos. Há uma variação grande. No vestibular de dezembro, 30% dos vestibulandos tinham esse perfil, enquanto no próximo vestibular esse número caiu para 15%. Em julho de 2004, esse percentual foi de 26%.
Um dado que não mudou é em relação à zona de residência dos candidatos. Tanto nos dois últimos vestibulares como no próximo, 95% dos candidatos são da área urbana. Os residentes em Ponta Grossa chegam a 48%, contra 43% e 49% registrados nos concursos do ano passado. Nesse item, o próximo vestibular apresenta um crescimento no número de candidatos residentes em Curitiba. Em dezembro, apenas 1% vinha da capital. Este ano, os curitibanos somam 5%. Em julho do ano passado, eram 2%. Todas as outras cidades paranaenses totalizam 35% dos 6.817 inscritos, um decréscimo em relação ao percentual dos dois concursos de 2004, que era de 41%.
A análise do questionário socioeducacional também mostra um aspecto curioso. Neste ano, 57% dos candidatos afirmam que escolheram o curso de acordo com suas aptidões. Em dezembro último, o percentual era de 58%, enquanto em julho era de 57%.
Outro dado revela a pouca importância que os candidatos dão à leitura. Apenas 22% ocupam maior parte do tempo com leitura, enquanto 51% procuram se atualizar através da TV e 8% pela mídia impressa. A atualização via internet é de 23%. Em dezembro, 18% declararam o hábito de ler com regularidade, enquanto em julho esse número foi de 21%. A utilização da TV e jornal para atualização de acontecimentos se manteve em 55% e 9%, respectivamente nos dois últimos concursos. O uso da internet variou de 17%, em julho de 2004, para 19%, em dezembro.