• Carregando...

O Ministério da Educação anunciou, nesta quarta-feira, que 110.050 alunos do ensino superior privado renovaram os créditos do financiamento estudantil (Fies) neste semestre, condição obrigatória para continuar recebendo o benefício para custear as mensalidades. O número é menor do que a última renovação, no início do ano, feita por 128.883 estudantes. Os recursos públicos investidos para garantir os contratos são de R$ 240 milhões.

Para os novos interessados em se inscrever no programa, são oferecidas 100 mil vagas. As inscrições estão abertas até o próximo dia 28, no site www.mec.gov.br/fies. Antes, o estudante deve saber se a instituição onde estuda é cadastrada no programa. Ele precisará passar por uma avaliação sócio-econômica e de escolaridade.

O Fies foi criado em 1999 para substituir o antigo Programa de Crédito Educativo (PCE). Os estudantes recebem ajuda de até 50% do valor das mensalidades. Anteriormente, o limite era de 70%, mas o MEC mudou as regras para ampliar o número de vagas.

Os juros do financiamento são fixos, de 9% ao ano, e o pagamento será feito pelo aluno após se formar, no prazo de uma vez e meia o tempo regular do curso. Se o estudante demorar quatro anos para concluir, terá até seis anos para quitar a dívida com o fundo. A cada trimestre, ele paga ao sistema juros que não ultrapassarão a taxa de R$ 50,00.

Bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) já foram contemplados no último mês de agosto com o Fies e, por isso, não poderão ser beneficiados com as cem mil novas vagas. A relação dos alunos inscritos no financiamento será divulgada no dia 1º de novembro. O resultado dos selecionados sai no dia 21 do mesmo mês.

Informações pelo telefone (61) 2104-8757.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]