O Exame Nacional de Desempenho (Enade) 2005, que substituiu o antigo Provão, contará com a participação de 344.501 alunos de instituições de ensino superior do país. O número foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que realizará a prova no dia 6 de novembro, um domingo.
Os estudantes foram selecionados por meio de um sorteio. Do total, 191.368 são ingressantes e 153.133 concluintes de vinte áreas de conhecimento: arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia (dividida em oito grupos), filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química. Ao todo serão cerca de oito mil cursos avaliados.
Para saber se são obrigados ou não a participar, os alunos devem se informar na própria instituição de ensino. Os formandos que faltarem ao exame não poderão receber o diploma de graduação.
A área do conhecimento com maior número de participantes no Enade 2005 é pedagogia, com 29.839 ingressantes e 31.312 concluintes, seguida de letras (29.033 ingressantes e 26.921 concluintes) e computação (24.867 ingressantes e 16.583 concluintes). As oito áreas de engenharia somam 61.383 participantes.
A prova terá 10 questões de formação geral, comum a todos os cursos, e 30 específicas, para cada área do conhecimento. Há perguntas tanto de múltipla escolha quanto discursivas.
Integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Enade é um sistema de avaliação que tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Ele se diferencia do antigo programa de avaliação do Exame Nacional de Cursos (ENC) por possibilitar, em um curto espaço de tempo, a avaliação da totalidade das áreas da educação superior, já que em oito anos de ENC foram avaliadas 26 áreas, enquanto em três anos de Enade serão avaliadas 53 áreas (treze áreas no primeiro ano, vinte no segundo e vinte no terceiro).
O Enade é realizado por amostragem, com avaliação da mesma área de três em três anos, e a participação no exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Inep constituiu a amostra dos participantes a partir da inscrição, pela própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova. Em 2005, o total de inscritos foi de 547.035 alunos, sendo que 202.534 foram dispensados.
Alunos habilitados para participar do Enade no ano passado que, por alguma razão, deixaram de fazer o exame, terão a chance de regularizar sua situação junto ao MEC participando das provas deste ano, conforme portaria nº 2.707, de 5 de agosto de 2005 (www.inep.gov.br). Serão, no total, 3.120 participantes oriundos das treze áreas de conhecimento avaliadas em 2004.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?