No Brasil, três em cada quatro alunos terminam o ensino fundamental sem domínio adequado da Matemática. Uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com 600 empresas revela que esse quadro tem impacto não apenas na vida escolar. Ele prejudica as empresas, que apontam o analfabetismo funcional na disciplina como um de seus principais problemas.
Diante disto, a Firjan criou o programa Sesi Matemática, destinado a alunos do ensino médio de escolas públicas. Entre os recursos do projeto, que têm sido testados com bons resultados em algumas escolas, estão games on-line.
Segundo Andréa Marinho, diretora de Educação do Sistema Firjan, o uso de jogos busca fazer com que os alunos testem conceitos de forma divertida e, assim, tenham mais proximidade com a Matemática, vendo a sua importância na teoria e na prática. "Muita gente escolhe a área de Humanas por ter dificuldade com Matemática. O resultado disso é que o Brasil está precisando de engenheiros", diz.
Em um dos jogos, um inseto cai de um relógio e fica preso. Ele precisa subir no relógio e, para isso, o aluno tem de estudar diversos ângulos. Cada acerto faz o inseto subir um nível e a dificuldade vai aumentando.
Desafio maior
Para João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, o desafio na Matemática é maior que em outras disciplinas. Ele diz que entre as causas para o mau desempenho do país estão o despreparo de professores, o currículo muito extenso e o material didático inadequado. Além disso, Oliveira destaca que as crianças já chegam na escola com preconceito em relação à disciplina e que alguns pais transmitem o medo que têm da Matemática para os filhos.