Jovens e adultos de Curitiba que não tiveram a oportunidade de passar pela alfabetização na infância têm uma nova chance de ingressar nos estudos. Nesta sexta-feira (25), a prefeitura inicia as matrículas gratuitas para a educação de jovens e adultos (EJA). A meta inicial é alfabetizar 3 mil pessoas, identificadas entre os familiares de estudantes da rede municipal.
O curso é destinado a jovens e adultos acima de 15 anos, que nunca estudaram ou não concluíram a primeira fase do ensino fundamental (antiga 1ª a 4ª série). Para fazer a matrícula, os interessados devem se dirigir a um dos núcleos regionais da educação, nas Ruas da Cidadania e Administrações Regionais, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, portando um documento de identificação.
Alfabetização
Segundo a própria prefeitura, a meta nos próximos quatro anos é alfabetizar 30 mil pessoas, o que corresponde ao número de analfabetos que moram em Curitiba, o equivalente a 2,13% da população, conforme levantamento do IBGE. A expectativa é superior ao que vinha sendo trabalhado até o ano passado, quando 1,6 mil estudantes participaram do programa em 73 escolas municipais.
A estratégia, agora, é ampliar o número de turmas do EJA fazendo um levantamento completo do perfil das famílias com crianças estudando nas instituições municipais. O trabalho prevê ainda visitas às comunidades e orientação da população, para que parentes e amigos incentivem a participação dos analfabetos.
A Secretaria Municipal de Educação avalia ainda a abertura de novas turmas do EJA em horários diferenciados, para atender públicos específicos. Atualmente, as aulas ocorrem de segunda à quinta-feira, sempre à noite. Também existe a possibilidade de utilização de outros espaços, como clubes e igrejas, para ministrar as aulas.